Encerramento do Curso de Capacitação de Atirador Designado Policial 09/05/2022 - 16:00

Encerrou-se nesta sexta–feira, dia 06 de maio, o Curso de Capacitação de Atirador Designado Policial. Lograram êxito no referido curso 16 policiais militares oriundos do BPChoque.

Durante os 15 (quinze dias) de curso foram ministradas cerca de 95 (noventa e cinco horas aulas), que capacitaram e desenvolveram habilidades especificas nas áreas de Doutrina e Emprego do Atirador, Teoria e pratica de Zeragem – Clicagem de miras abertas e optrônicas, posições não ortodoxas de tiro, balística, armamento e equipamento do atirador, APH em Combate, bem como práticas onde foram colocadas à prova os conceitos adquiridos.

O 1º Ten. Kenji, Oficial da Cia. RONE, citou o fato de que o Curso é um grande avanço no conceito tático ao emprego das equipes operacionais, que em sua rotina encontram cenários caóticos, em que infratores detêm poderio bélico e dificultam as estratégias e respostas policiais rápidas. Citou ainda que, foi surpreendente realizarmos os estudos iniciais e poder avançar, colocá-los em prática realizando disparos precisos e seguros em distâncias de 50, 100 e até 270m.

O 2º Sgt. Castilho, com formação em várias escolas de Atirador de Precisão e Caçador Militar, Sniper da Cia. COE e um dos Instrutores do curso, ressaltou que o conceito oriundo das Forças Especiais, trouxe para realidade policial uma capacitação adequada à realidade policial, identificando peculiaridades e necessidades do Atirador Policial Designado, portando um fuzil de assalto e munição comuns e com aparelho óptico adequado, este ganho de performance permite realizar a segurança da equipe e se necessário neutralizar ameaças à incolumidade física da equipe e de outras pessoas.

O Comandante do BOPE, Tenente-Coronel Sergio ressaltou que o emprego do conceito “Atirador Designado” é uma realidade no cotidiano das polícias no Brasil, e que diante de demandas surgidas como nos crimes violentos à instituições financeiras, logística e estruturas das facções criminosas, se faz necessário a capacitação de policiais para o enfrentamento destas situações. E que para o BOPE, estar à frente desta doutrina não é apenas honroso, mas uma responsabilidade, afinal, este embrião tem como objetivo principal tornar-se mais um alicerce aos objetivos da Polícia Militar do Paraná: “ Proteger a vida e aplicar a lei”.

Comunicação Social BOPE