Equipe médica do Hospital da Polícia Militar realiza parto de emergência em centro cirúrgico 05/02/2025 - 10:40

Nesta segunda-feira (3), a equipe médica do Hospital da Polícia Militar (HPM) realizou um parto de emergência no centro cirúrgico. Apesar do hospital não trabalhar com partos há mais de 20 anos, o procedimento felizmente foi bem sucedido.

Tudo começou quando uma gestante que estava sendo atendida em um hospital de Pinhais, foi orientada a procurar sua maternidade de referência pois sua dilatação estava muito alta. Quando ela se direcionava pra lá, as dores começaram a se intensificar, e sua irmã que estava acompanhando, decidiu pedir ajuda a um policial militar quando passava em frente ao HPM.

"Minha irmã estava sentindo muita dor no caminho, e até então a gente nem sabia que era um hospital ali, mas a gente viu umas viaturas e decidiu parar ali mesmo" conta Pamela Luciene Nobre, tia da bebê que estava por vir.

Imediatamente o policial entrou no hospital e explicou a situação, autorizando que a gestante entrasse para que fosse atendida e o bebê não nascesse em via pública. Dessa forma, a equipe médica levou a mulher ao centro cirúrgico e começou o procedimento conduzido pelo Diretor de Saúde da Polícia Militar do Paraná (PMPR), coronel Mauro Kürten Ihlenfeld, que também atua como médico no hospital, e pela Gestora de Enfermagem do centro cirúrgico Franciele Soares Pott, que atua como enfermeira.

Quando o relógio marcava 11h59 da manhã, a bebê Cecília veio ao mundo, em perfeitas condições de saúde, nascida de 40 semanas, com 48 centímetros de altura e 3,590kg de peso.

"Foi uma alegria pra toda equipe trabalhar nesse parto, apesar de não termos toda rotina de uma maternidade, foi possível fazermos todos os procedimentos necessários e atendermos de forma adequada" relata o coronel Mauro, que a todo momento destacou o comprometimento da equipe médica.

Após o nascimento da criança, o SAMU, que já havia sido acionado anteriormente, chegou ao HPM e encaminhou a recém nascida, juntamente com sua mãe ao Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, onde tem uma ala especializada para esse tipo de atendimento, além de ser a maternidade referência de Cecília.

Comunicação Social da PMPR.