Equipe policial atende segundo caso de criança sem respirar em um mês na cidade de Piraquara (PR) 23/08/2021 - 09:50

Salvar vidas é a principal missão dos policiais militares e os soldados Christopher Druciak e Paulo Henrique Martins de Freitas sabem bem a sensação de tensão e de alegria ao salvar uma criança com risco de vida. Em exatamente um mês, dois casos semelhantes de crianças que estavam sem respirar foram atendidas pelos policiais militares em Piraquara (PR), sendo o segundo caso na sexta-feira (20/08).

Os policiais militares estavam em patrulhamento pela Rua Hebert Trapp quando, por volta de 11h15, um Ford Fusion que vinha no sentido contrário da viatura, se aproximou e o condutor pediu ajuda aos policiais militares pois o filho, de 11 anos, estava desacordado e sem respirar. O soldado Martins pegou o menino dos braços da mãe e prontamente fez os primeiros socorros para reanimá-lo. Durante o procedimento ele esboçou uma pequena melhora, mas ainda não voltou à consciência.

Devido à gravidade do quadro de saúde do menino, os policiais militares o colocaram na viatura e, juntamente com a mãe, deslocaram em prioridade a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Piraquara para a continuidade ao atendimento médico.

Durante o trajeto o soldado Martins continuou com os procedimentos de primeiros socorros até que houvesse uma melhora nos sinais vitais. Outra equipe policial, que estava mais próximas ao hospital, copiaram no rádio a situação e repassaram à equipe médica da situação para agilizar o atendimento assim que a criança chegasse à unidade.

Com a chegada da viatura, o menino foi entregue aos cuidados médicos e ficou internado sob observação dos profissionais. Segundo o relato da mãe dele aos policiais militares, a família estava em casa quando subitamente o garoto desmaiou e, logo em seguida, parou de respirar. Coma ajuda do marido, eles o colocaram no carro e saíram em busca de ajuda, pois não sabiam o que fazer diante da situação.

SEGUNDO CASO – A ocorrência atendida pelos soldados Martins e Druciak é semelhante a um caso ocorrido exatamente um mês antes, na mesma Rua Hebert Trapp. Naquela ocasião, a dupla policial salvou a menina que tinha se engasgado com leite materno. A menina, de apenas um mês de vida, foi desafogada ainda na rua e depois levada de viatura a uma unidade hospitalar.