Formatura marca a conclusão do 17º Curso de Operações Especiais da Polícia Militar do Paraná em Curitiba 06/12/2021 - 09:00

Com direito a uma cerimônia com helicópteros e explosões de bombas, 12 policiais militares concluíram o 17º Curso de Operações Especiais (COEsp), um dos mais concorridos, na noite de sexta-feira (03/12). A formatura aconteceu no pátio do Quartel do Comando-Geral, em Curitiba, e contou com a presença de familiares e amigos dos formandos, que, emocionados, receberam os seus distintivos.


Com mais de 1.250 horas/aula, distribuídas em 32 disciplinas, o COEsp segue os moldes da formação dos Comandos Britânicos, essência da doutrina moderna de operações especiais no mundo, do Curso de Comandos do Exército Brasileiro e dos Comandos Anfíbios da Marinha. Dos 41 alunos que iniciaram o curso em agosto deste ano, 12 conseguiram chegar até o fim, inclusive uma mulher, que se tornou a segunda policial feminina a se formar no COEsp no Paraná.


Além de ser a porta de entrada ao Comandos e Operações Especiais (COE), do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), o COEsp é uma forja, onde o indivíduo é submetido à condições extremas pelo nível das exigências técnicas, intelectuais, psicológicas e físicas que as operações especiais demandam. Os alunos tiveram aulas de gerenciamento de crises, direitos humanos, noções de direito aplicado, tiro policial, ações táticas, ações em ambientes verticais, montanhismo, mergulho, paraquedismo, entre outras.


Para o Comandante-Geral da PMPR, coronel Hudson Leôncio Teixeira, é uma honra para a Corporação devolver esses policiais para as suas corporações e para a sociedade. “Estamos muito orgulhosos desses militares estaduais que conseguiram superar as suas limitações e concluíram esse curso, mas também daqueles que, por algum motivo, saíram no meio do caminho e peço que não desistam do sonho de ser um policial de operações especiais”, disse.


“É uma satisfação e um orgulho muito grande para nós ter a tenente Bruna como um dos formandos desta turma, pois esse é um curso que exige muito, tanto do físico como do psicológico, dos alunos. Ela é a segunda policial feminina a se formar neste curso e isso é motivo de satisfação para todos nós”, complementou o coronel Hudson.


Segundo o Comandante do BOPE, unidade a qual o COE faz parte, major Sérgio Augusto Silva, 106 militares estaduais iniciaram as seletivas para o curso, dos quais 41 foram escolhidos para iniciarem as atividades de fato. “Esse é um curso extremamente exaustivo, busca a psico fadiga, para que o policial seja testado em situações de tomada de decisão, de pressão, pois é o que nós precisamos que ele seja capaz de fazer na vida real, durante uma ocorrência”, explicou.


Ainda de acordo com o major Sérgio, o COEsp é o primeiro passo para ser um militar de Operações Especiais. "Esses policiais militares saem do curso com conhecimentos gerais e a partir de agora poderão se especializar em qualquer área de atuação das Operações Especiais", disse.

Os formandos chegaram no Quartel do Comando-Geral da PM em dois helicópteros do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e durante o desembarque fizeram o auto guardado, se reagruparam por lanço, entraram em forma e cantaram a Canção do Comando, acompanhados da Banda de Música da PMPR.

Os três melhores colocados do curso foram homenageados pelo Comando e o 1⁰ colocado, tenente Jefferson Galdino da Costa, da PM da Paraíba, recebeu das mãos do coronel Hudson a faca "Primus Inter Pares" símbolo das Operações Especiais.

"Fiquei muito feliz com a surpresa, pois a todo momento eu queria dar o meu melhor e me superar e com isso fui abençoado por Deus com essa colocação e pude representar o meu estado, a Polícia Militar da Paraíba e todos os meus irmãos de farda", disse o tenente Galdino,  acompanhado da família que estava orgulhosa da sua conquista.

Fazer o Curso de Operações Especiais sempre foi o sonho da tenente Bruna Galli Silva, que atua no 4⁰ Batalhão da PM em Maringá e região e, assim, ela se tornou a segunda policial feminina a concluir esse curso na PMPR. "Acredito que Deus tem um propósito na vida de cada um e quando a gente acredita e coloca Ele em primeiro lugar a gente consegue alcançar sonhos que a gente nem imaginava e superar coisas que a gente não pensava ser possível. Por isso estou muito feliz e retorno para a minha unidade ainda mais forte e com mais garra para cumprir a minha missão", disse.

A mãe da tenente Bruna, Telma Galli Silva, falou sobre o orgulho de ver a filha concluir o COEsp. "Estou muito emocionada, pois ela tem muita garra, muita força de vontade, foram três anos tentando entrar, de muita preparação, treinamento e dedicação. Poder ver ela entre os 12, uma mulher concluir após tantos anos, é motivo de muita satisfação e alegria" disse.

Durante o evento os padrinhos e familiares entregaram aos formandos o distintivo do Curso de Operações Especiais e o Gorro Preto, este que simboliza a atividade em todo o Brasil. Em seguida foi exibido o vídeo do XVII Curso de Operações Especiais - Turma 2021, onde retratou um pouco dos desafios enfrentados ao longo dos 118 dias.

Ao final da solenidade, os alunos fizeram o tradicional fora de forma, ao Comando do Coordenador do Curso, tenente Mário Picetskei, e juntamente com os outros caveiras - como são chamados aqueles que concluíram o curso - fizeram a Oração das Forças Especiais.

GALERIA DE IMAGENS