III Encontro da RENOE reúne forças de segurança em Foz do Iguaçu para fortalecer combate ao crime organizado 01/10/2025 - 18:32

Entre os dias 1º e 3 de outubro de 2025, o Complexo da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR), será palco do III Encontro Técnico da Rede Nacional de Operações Ostensivas Especializadas (RENOE). O evento que se iniciou nesta quarta-feira (01) tem como objetivo principal fortalecer a repressão qualificada às organizações criminosas por meio da integração institucional, do compartilhamento de conhecimento e da adoção de estratégias inteligentes de policiamento orientado pela inteligência.

A RENOE reúne as unidades de Policiamento Tático Motorizado das Polícias Militares dos 26 estados e do Distrito Federal, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A iniciativa é organizada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (DIOPI) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), em parceria com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do Batalhão de Polícia de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE).

Estratégia nacional de enfrentamento ao crime

O encontro técnico busca alinhar procedimentos, fortalecer a colaboração interinstitucional e promover a construção de protocolos de atuação padronizados em nível nacional. As atividades programadas incluem encontros técnicos, reuniões de alinhamento, operações integradas, capacitações e treinamentos conjuntos, compartilhamento de boas práticas, aquisição de equipamentos estratégicos e a definição de protocolos de atuação padronizados.

Além da troca de experiências, está prevista a realização de um briefing de Operação Nacional Integrada, envolvendo todas as forças participantes, com o objetivo de reforçar a presença policial e desarticular estruturas ligadas ao crime organizado.

Integração e inteligência como diferencial

De acordo com os organizadores, o III Encontro da RENOE representa um marco na consolidação de uma estratégia nacional de enfrentamento às organizações criminosas, baseada na união de esforços e na utilização de inteligência policial como ferramenta central para aumentar a eficácia das operações.

O Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Jefferson Silva, destacou a importância do evento para a segurança pública nacional:

“Para a Polícia Militar do Paraná é uma honra sediar, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, este importante encontro que reúne as forças especializadas de todo o país. O III Encontro Técnico da RENOE representa um marco na integração e no fortalecimento do combate às organizações criminosas, pois permite o compartilhamento de conhecimentos, a padronização de protocolos e a realização de ações conjuntas que aumentam a eficiência das operações em nível nacional. Mais do que uma troca de experiências, este evento simboliza a união das polícias em defesa da sociedade brasileira, com base no policiamento orientado pela inteligência e na repressão qualificada ao crime organizado.”

Protagonismo da Polícia Militar do Paraná

A iniciativa reforça o compromisso do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Senasp, de promover a integração das forças de segurança em todo o território nacional, ampliando a capacidade de resposta e a eficiência das ações de repressão qualificada ao crime. Ao assumir a coorganização do encontro por meio do BPRONE, a Polícia Militar do Paraná reafirma sua vocação de protagonismo e integração, consolidando-se como referência nacional na condução de operações especializadas de policiamento tático motorizado.

Estiveram presentes: O Secretário Nacional de Segurança Pública Substituto, Rodney da Silva; o Secretário de Estado da Segurança Pública (SESP), Hudson Leoncio Teixeira; o Comandante-Geral da PMPR, coronel Jefferson Silva; o Subcomandante-Geral da PMPR, Coronel Paulo Henrique Semmer; o Comandante do Comando de Missões Especiais, Coronel Paulo Renato Aparecido Siloto; o Diretor de Inteligência da PMPR, Coronel Rinaldo Paz da Rocha; o Diretor-Geral da Polícia Rodoviária Federal, Antônio Fernando Souza Oliveira; o Comandante do BPRONE, em nome do qual agradeceu os representantes do PATAMO do Brasil, Tenente-Coronel João Roberto das Graças Galeto Alves; o Gerente da Rede Nacional de Operações Ostensivas Especializadas, Tenente-Coronel Daniel Isaac Barros de Souza Leão; o Coordenador-Geral de Combate ao Crime Organizado do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Getúlio Monteiro de Castro; e o Chefe da Assessoria de Informações da Itaipu Binacional, Marcos Antônio Farias.

Centro de Comunicação Social da PMPR

GALERIA DE IMAGENS