Maio Amarelo é finalizado com resultados expressivos no Noroeste do Paraná, e cumpre objetivos de conscientização de trânsito 06/06/2019 - 09:20

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

O Maio Amarelo, mês da prevenção de acidentes de trânsito, terminou com um saldo positivo para a Polícia Militar do Paraná. As diversas blitz educativas e bloqueios para fiscalização chegaram a cerca de 600 notificações de trânsito lavradas, palestras sobre educação no trânsito e distribuição de quase dois mil panfletos foram as ações que possibilitaram a diminuição de acidentes no trânsito em comparação com 2018, no Noroeste do estado.

Os principais objetivos das atividades desenvolvidas durante o mês eram conscientizar os motoristas e pedestres em relação aos cuidados necessários para diminuição dos acidentes de trânsito, reduzir a incidência dessas ocorrências e principalmente incentivar a mudança de comportamento, que gira em torno do convívio com as pessoas na utilização das vias públicas, buscando o bem comum.

As equipes da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (5ª CIPM) tiveram parte importante no cumprimento dos objetivos da campanha. Foram desenvolvidos por eles bloqueios de fiscalização e também de cunho educativo, sendo os locais escolhidos pontos com alto fluxo de pedestres e veículos passando, que também estariam atrelados à grande incidência de acidentes de trânsito no local, o que servia inclusive como um tipo de prevenção breve.

Os municípios que a 5ª CIPM abrange (Indianópolis, Japurá, Jussara, São Manoel do Paraná, São Tomé e Terra Boa) e suas guarnições, realizaram diversas blitz educativas, em parceria com escolas e órgãos públicos, totalizando 437 panfletos distribuídos sobre o Maio Amarelo, e em Terra Boa, 180 alunos receberam uma palestra sobre educação no trânsito.
 
Em Cianorte, durante sete operações de fiscalização de trânsito e uma educativa, totalizaram-se cerca de 1925 panfletos distribuídos, 385 notificações de trânsito lavradas, 12 veículos acabaram recolhidos por situações administrativas e duas pessoas foram presas por embriaguez no volante.

Com relação à resultados numéricos, o batalhão obteve os dados precisos, tendo sido no Maio Amarelo desse ano 592 notificações de trânsito lavradas, um aumento de 216,5% em relação ao maio de 2018. Foram recolhidos ainda 48 carros para a sede da 5ª CIPM, e traz ainda o dado da redução de 14% do número de acidentes na cidade sede de Cianorte, também comparado com o mesmo mês do ano anterior.

No fim do mês da campanha, dia 27/05, “Dia Estadual de Prevenção de Acidentes de Trânsito”, um carro acidentado ficou em evidência, ao ser promovido pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar, fazendo uma simulação de atendimento de um acidente, para que houvesse uma sensibilidade intensificada na campanha.

O batalhão finaliza ressaltando a importância dos motoristas e dos pedestres de terem se envolvido na campanha, com temas amplamente discutidos, destacando que as operações continuarão por parte da PM, pensando sempre na segurança e colocando a vida da população como prioridade.

GALERIA DE IMAGENS