Maior instituição de segurança pública do Paraná, Polícia Militar comemora 164 anos de história 10/08/2018 - 17:00

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

A Polícia Militar do Paraná comemorou nesta sexta-feira (10/08) o 164º aniversário com garbo e elegância singulares com uma solenidade magna na Academia Policial do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais (PR). A comemoração marcou a vida dos 44 cadetes do primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO) que receberam o Espadim Tiradentes, arma símbolo do cadete, marcando o início da carreira militar com o período de três anos de formação acadêmica antes de passarem ao serviço operacional. Também foram entregues 75 novas viaturas que serão empregadas no serviço operacional em todo o Estado.

Em 164 anos de existência, 96 oficiais assumiram o posto de Comandante-Geral da instituição, personagens de uma história recheada de episódios marcantes para o estado do Paraná. A 96ª Comandante-Geral da PM e primeira mulher a assumir essa função, coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, se emocionou durante o discurso e ressaltou que o momento de festa serve para relembrar a trajetória de milhares de militares estaduais que auxiliaram a construir uma Corporação presente em todos os municípios do Paraná.

“Comemorar o aniversario é muito importante, sempre mostrando o papel da Polícia Militar e o que ela representa para a sociedade. Também lembramos do período da nossa formação, as dificuldades que vencemos, as fases na carreira para sempre proteger e salvar a comunidade. Essa solenidade celebra a vida de cada policial militar, e de ter na memória o sacrifício daqueles que tombaram em nome da democracia e da segurança dos cidadãos paranaenses”, disse.

O Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Mariano de Oliveira, também destacou que é importante valorizar a atuação dos militares estaduais, pois eles fazem a diferença no atendimento à sociedade. “Hoje nós comemoramos os bons serviços da Polícia Militar à sociedade paranaense nas questões de segurança pública e nas questões de prevenção, combate a incêndio, buscas e salvamento, e mostrarmos a nossa sociedade as questões éticas e morais que as corporações militares tanto preservam para bem cumprir sua missão constitucional”, explicou.

O Diretor-Comandante da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), coronel Mauro Celso Monteiro, mencionou que o aniversário da PM não poderia ser comemorado de melhor forma do que apresentar a sociedade os jovens que saíram do seio de suas famílias para uma vida de abnegação e entrega sem igual, que renovam a fibra e a força da sesquicentenária Polícia Militar. “Hoje, após 164 anos, a Polícia Militar está, cada vez mais consolidada e solidificada na sociedade paranaense, através de diversas ações do policiamento, desde o nascimento de uma criança até um confronto armado em que salvamos a vida de alguém”, afirmou.

O secretário de Segurança Pública, delegado Julio Reis, prestigiou a solenidade e parabenizou a atuação da tropa pelas mais diversas situações em que os policiais militares salvaram vidas e ajudaram outras milhares. “A PM é uma das grandes protagonistas da segurança Pública do Paraná e tem uma história muito bonita. São 164 anos de muito trabalho, muita dedicação, com o lema de proteger a sociedade paranaense. Para nos é um orgulho estar aqui, neste dia em que homenageamos os cadetes que estão iniciando o curso de formação na APMG então fiz questão de vir pessoalmente para cumprimentar a Comandante-Geral e estender isso a todos os comandados”, ressaltou.

Logo nos primeiros momentos do evento, os 29 cadetes policiais militares e os 15 cadetes bombeiros militares do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO) perfilaram-se diante do palanque das autoridades e se apresentaram a todos para receber de seus familiares e entes queridos o Espadim Tiradentes, que marca o início da trajetória na Corporação e é o símbolo do cadete. Eles iniciaram a jornada no dia 19 de março deste ano, após passarem por um processo seletivo com mais de 6 mil inscritos e mais de 300 candidatos por vaga.

Com o espadim em mãos, os cadetes leram em alta voz o juramento que será seguido por toda a vida miliciana: salvar e proteger as pessoas, independente da circunstância, colocando em risco a própria vida se for necessário. A cadete Amanda Marques Alves estava com sua família e comemorou muito a conquista do Espadim. “É sempre um sonho estar numa corporação tão antiga e que tem uma rica história calcada na disciplina, ano trabalho e na instrução, que são as vigas mestres acho que isso é bem importante para qualquer profissão”, acrescentou.

O cadete Pedro Arthur Pierdona sempre sonhou ser um bombeiro militar e está ansioso para iniciar o período acadêmico. “É uma cerimônia muito significante para todos que estão participando. Para nós, que estamos ingressando em uma instituição de tão grande tradição, tem um significado muito forte, nós entramos aqui para servir nosso estado, cumprindo nossa missão, para que nós possamos conduzir bem a corporação. Daqui um tempo, estaremos no lugar dos oficiais que estavam aqui, e tudo precisa de um propósito, então, acho que o espadim simboliza muito bem esse momento”, disse.

ENTREGA DE VIATURAS – A coronel Audilene, juntamente com o secretário Julio Reis e o secretário Chefe da Casa Militar, coronel Maurício Tortato, receberam simbolicamente as chaves de 75 novas viaturas que serão empregadas em diversas unidades da Capital e do Interior do estado. Os veículos são do modelo Uroch, marca Renault, preparadas para o emprego no serviço operacional.

O desfile da tropa e das viaturas foi a cereja do bolo da solenidade com 33 pelotões de frações de tropa de todos os segmentos de policiamento da PM. Até as crianças que estavam no evento puderam participar. Também houve um pelotão formado por oficiais e praças da reserva remunerada que contribuíram com a Corporação. ”Foi emocionante, pois se trata de reviver uma situação que passei pela última há 30 anos. Tive essa honra, pois todos os companheiros trilharam a história da Polícia Militar. Eu mesmo posso me orgulhar por ter mais de 60 anos da minha vida fazendo parte da história da Gloriosa Corporação”, afirmou o coronel Janary Maranhão Bussmann.

As viaturas do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), das Radiopatrulhas (RPAs) e das Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAMs) das unidades da Capital e Região Metropolitana passaram enfileiradas diante do palanque de autoridades, seguidas pelas motos da Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (ROCAMs), seguidas pelos caminhões da Companhia de Choque do BOPE.

Os veículos do Corpo de Bombeiros também desfilaram com as viaturas de atendimento pre hospitalar e as de combate a incêndio. As emblemáticas motocicletas Harley Davdson do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) também desfilaram. O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) também teve um espaço garantido com suas viaturas e as potentes motos.

PRESENÇAS – Estiveram no evento o Comandante da 5ª Divisão de Exército, general de divisão Lourival Carvalho Silva; a Comandante-Geral da PM, coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha; o Comandante do 20º Batalhão de Infantaria Blindado, coronel Gerson Rolim da Silva; o Subcomandante-Geral da PM, coronel Arildo Luis Dias; o Chefe do Estado Maior da PM, coronel Antônio Zanatta Neto; o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Mariano de Oliveira; o Diretor-Comandante da APMG, coronel Mauro Celso Monteiro; o Ajudante-Geral da PM, coronel Reginaldo Silva de Oliveira; o Presidente da Associação da Vila Militar (AVM), coronel Washington Alves da Rosa; o Presidente da Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná (Assofepar), coronel Izaías de Farias, além de demais oficiais e praças da PM e do Corpo de Bombeiros, familiares, integrantes do Poder Legislativo, do Poder Judiciário e do Poder Executivo do estado.