Megaoperação contra desmatamento resulta na prisão de dois homens em General Carneiro 25/01/2023 - 13:17

O Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV) realizou uma megaoperação na zona rural do município de General Carneiro, no Sul do estado, com o objetivo de coibir a prática do desmatamento ilegal na região.

A ação foi resultado da atuação da equipe de geoprocessamento e policiais militares ambientais que, a partir de solicitação da 6ª Promotoria da Justiça de União da Vitória, realizou levantamento por imagens de satélite e de drones, o que foi base para o pedido de busca e apreensão no assentamento Vitória do Contestado.

O local ainda continha um maciço vegetal representativo do Bioma Mata Atlântica, com presença de espécies nativas em extinção como Araucária e Imbuias, mas acabou sendo alvo da retirada massiva de madeira para comércio ilegal e escoada em caminhões para região, além da prática de caça predatória.

As equipes policiais foram até a região, resultando na prisão de duas pessoas, na apreensão de oito armas de fogo, 25 munições, sete motosserras e um animal da espécie Tatu-mulita abatido e que está ameaçado de extinção.

A operação resultou ainda em mais de R$ 35 mil em multas e constatação de 48,99 hectares de desmate.

Além da participação de militares do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, a operação contou com apoio do 26°BPM, 27°BPM, 8º CIPM, CHOQUE 1°e 16° BPM, além do Instituto Água e Terra (IAT), IBAMA e Polícia Civil de União da Vitória.

Os responsáveis presos, foram multados e serão indiciados pelos crimes ambientais além de ser obrigados a reparar os danos cometidos.