Militares da reserva remunerada terão mais facilidade ao pedir o porte de armas de fogo ou a aquisição de armas e munições 19/07/2018 - 08:30
Por Marcia Santos
Jornalista PMPR
Policiais militares da reserva remunerada terão mais facilidade e rapidez na hora de solicitar o porte de arma de fogo, aquisição de arma de fogo e munições, tanto para calibre restrito quanto para o permitido no sistema E-Protocolo. Durante uma reunião no auditório do Quartel do Comando-Geral, nesta quinta-feira (19/07), o tenente-coronel José Carlos Mazurkievicz Graciano, da Diretoria de Pessoal, instruiu os responsáveis de cada unidade da Polícia Militar da Capital a como realizar o procedimento.
Segundo o tenente-coronel essa nova forma de tramitação do processo vai facilitar para o policial que está fazendo a solicitação. Agora, o militar poderá ir até a unidade da PM mais próxima da sua casa para fazer o pedido e obter o número do protocolo em mãos que pode ser consultado posteriormente para verificar o andamento do pedido. Todos esses documentos estarão de forma segura para que tanto o requerente quanto à administração possam acessar o documento a qualquer momento.
“Hoje o policial ou o bombeiro militar espera, às vezes, mais de 15 dias para que os documentos saiam da unidade dele para chegar à Diretoria de Pessoal. Com essas mudanças isso vai acontecer praticamente em tempo real”, explica o tenente-coronel Graciano.
Uma das novidades é que o militar estadual da reserva poderá acompanhar o seu pedido pelo seu e-mail, já que a cada novidade do andamento do pedido, automaticamente ele receberá uma mensagem para o e-mail cadastrado. “Nós devemos pedir a esses militares que verifiquem com frequência o seu e-mail para que o processo possa terminar mais rápido possível, pois se estiver faltando alguma coisa e ele não for resolvido terá que começar tudo novamente”, orienta o tenente-coronel.
Para todos os militares estaduais já está disponível no site da Escola de Gestão um curso online para que todos saibam como usar o E-Protocolo, para conhecer o que é o sistema, para que serve e como executar e cadastrar. Ainda segundo o tenente-coronel Graciano, em até 15 dias os policiais poderão se dirigir até a unidade mais próxima de suas casas e iniciar os requerimentos de forma mais ágil.
DOCUMENTOS – Será cobrado na hora da solicitação a identidade militar na condição de inativo; os reformados por invalidez física ou psicológica deverão apresentar o Laudo de Reforma; o Cadastro de Pessoa Física (CPF); comprovante de residência; e-mail particular; porte de arma válido. Para mais informações acesse o site da Polícia Militar do Paraná http://xoops.celepar.parana/migracao/pmpr/ no espaço de Inativos.
Jornalista PMPR
Policiais militares da reserva remunerada terão mais facilidade e rapidez na hora de solicitar o porte de arma de fogo, aquisição de arma de fogo e munições, tanto para calibre restrito quanto para o permitido no sistema E-Protocolo. Durante uma reunião no auditório do Quartel do Comando-Geral, nesta quinta-feira (19/07), o tenente-coronel José Carlos Mazurkievicz Graciano, da Diretoria de Pessoal, instruiu os responsáveis de cada unidade da Polícia Militar da Capital a como realizar o procedimento.
Segundo o tenente-coronel essa nova forma de tramitação do processo vai facilitar para o policial que está fazendo a solicitação. Agora, o militar poderá ir até a unidade da PM mais próxima da sua casa para fazer o pedido e obter o número do protocolo em mãos que pode ser consultado posteriormente para verificar o andamento do pedido. Todos esses documentos estarão de forma segura para que tanto o requerente quanto à administração possam acessar o documento a qualquer momento.
“Hoje o policial ou o bombeiro militar espera, às vezes, mais de 15 dias para que os documentos saiam da unidade dele para chegar à Diretoria de Pessoal. Com essas mudanças isso vai acontecer praticamente em tempo real”, explica o tenente-coronel Graciano.
Uma das novidades é que o militar estadual da reserva poderá acompanhar o seu pedido pelo seu e-mail, já que a cada novidade do andamento do pedido, automaticamente ele receberá uma mensagem para o e-mail cadastrado. “Nós devemos pedir a esses militares que verifiquem com frequência o seu e-mail para que o processo possa terminar mais rápido possível, pois se estiver faltando alguma coisa e ele não for resolvido terá que começar tudo novamente”, orienta o tenente-coronel.
Para todos os militares estaduais já está disponível no site da Escola de Gestão um curso online para que todos saibam como usar o E-Protocolo, para conhecer o que é o sistema, para que serve e como executar e cadastrar. Ainda segundo o tenente-coronel Graciano, em até 15 dias os policiais poderão se dirigir até a unidade mais próxima de suas casas e iniciar os requerimentos de forma mais ágil.
DOCUMENTOS – Será cobrado na hora da solicitação a identidade militar na condição de inativo; os reformados por invalidez física ou psicológica deverão apresentar o Laudo de Reforma; o Cadastro de Pessoa Física (CPF); comprovante de residência; e-mail particular; porte de arma válido. Para mais informações acesse o site da Polícia Militar do Paraná http://xoops.celepar.parana/migracao/pmpr/ no espaço de Inativos.