NOTA DE ESCLARECIMENTO 07/05/2020 - 18:09
Em face de declarações proferidas por militar estadual, em vídeo divulgado nas redes sociais, a Polícia Militar do Paraná vem a público informar o que segue:
Há mais de 40 anos as mulheres conquistaram espaço e destaque na Polícia Militar do Paraná, exercendo as mesmas funções que os homens e recebendo as mesmas remunerações, exclusivamente com base em suas capacidades profissionais e dedicação à Corporação e ao povo paranaense.
Nessas mais de quatro décadas, policiais e bombeiras vêm exercendo as mais variadas funções na Corporação. Atuam no atendimento de ocorrências policiais-militares, no combate a incêndios, nas mais extremas e arriscadas situações. Estão presentes no Esquadrão Antibombas, no SIATE, na radiopatrulha que opera dia e noite na defesa dos nossos cidadãos, expondo e sacrificando as próprias vidas. Muitas exercem também as funções administrativas, tão relevantes quanto as operacionais, e essenciais para a manutenção da instituição. Recursos humanos, saúde, finanças, logística, comunicação social, consultoria jurídica, inteligência policial – são algumas das áreas que garantem o suporte necessário às atividades finalísticas da Polícia Militar. E, em todas elas, homens e mulheres, igualmente, representam o aspecto central – as pessoas que integram o sistema são os recursos mais relevantes para a Polícia Militar do Paraná.
Uma ofensa às militares estaduais femininas atinge direta e severamente a Polícia Militar do Paraná. A instituição, composta por mulheres e homens valorosos e honrados, não compactua com a opinião pessoal desse militar estadual. Destaca-se que a fala - não autorizada -, não representa o posicionamento da Polícia Militar do Paraná e, diante do ocorrido, já foram adotadas as medidas administrativas e disciplinares cabíveis para a apuração da conduta do militar estadual.
A Polícia Militar do Paraná, instituição dedicada à defesa do cidadão paranaense, reforça seu compromisso com a democracia e com a defesa dos direitos constitucionais. Com base nos valores da dignidade da pessoa humana, do respeito à igualdade e à diversidade, a PMPR repudia com veemência o lamentável episódio e qualquer outro similar, opondo-se rigorosamente a qualquer tipo de discriminação ou ato que atente contra a honra e a reputação das mulheres.
Por ocasião do concurso para Soldado Bombeiro e Policial-Militar, a Polícia Militar do Paraná declara que as únicas informações sobre o certame reconhecidas pela instituição são as emitidas pelos canais de comunicação oficiais da PMPR: site (www.pmpr.pr.gov.br), páginas e perfis nas redes sociais Facebook(/pmproficial) e Instagram (@pmproficial), e principalmente, as publicadas nos editais lançados na página da internet da banca organizadora do concurso (www.nc.ufpr.br).