No Dia da Bandeira, PM faz cerimônia com a incineração da Bandeira Nacional em São José dos Pinhais 19/11/2019 - 16:01

Marcia Santos

Jornalista responsável

 

A Polícia Militar prestou culto à Bandeira Nacional com uma cerimônia na manhã desta terça-feira (19/11) na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG). Símbolo da unidade da Federação e dos ideais de criação da Nação Brasileira, a Bandeira Nacional foi o destaque de todo o evento e, seguindo a tradição, foi incinerada. O evento foi presidido pelo Comandante-Geral da PM, coronel Péricles de Matos.

 

Ele destacou que a importância de cultuar as tradições nacionais, sobretudo os símbolos que marcaram a criação do país, são para manter vivos os ideais que foram a base para que a nação se solidificasse. Ele também agradeceu a participação dos agentes do IBAMA, que estão na APMG em curso.

 

“Ao celebramos o dia da nossa Bandeira, desejamos despertar não só policiais militares, mas todos os que trabalham por um país melhor, o sentimento mais puro de trabalhar, batalhar e idolatrar a nossa Pátria, que diariamente nos concede condições de viver, de exercer nossa profissão, de possuir direitos, e de ter a liberdade”, destacou o coronel Péricles.

 

No ato do hasteamento da Bandeira, gesto rotineiro nos quartéis policiais militares, dois policiais militares, um mais novo e outro mais antigo na Corporação, fizeram o hasteamento das bandeiras do Brasil e do Paraná. As bandeiras antigas, inservíveis para o serviço, foram incineradas pelo coronel Péricles, uma tradição que marca a renovação da fé e da esperança por um Brasil melhor.

 

Para o Subcomandante da APMG, tenente-coronel Gerson Gross, é uma felicidade ter o pátio da unidade movimentado, ainda mais para sediar um evento tão especial. “A Academia é o berço de formação do policial e do bombeiro militar, e a Bandeira Nacional é um símbolo magno do nosso País e não há melhor lugar para cultuar os valores nacionais do que a Academia do Guatupê”, explica.

GALERIA DE IMAGENS