O que é um Atirador Designado Policial? 21/06/2022 - 16:45

Segundo a Diretriz nº 011/2022-PM/3, o Atirador Designado Policial (ADP) é o militar estadual componente de guarnição ou patrulha, capacitado em curso promovido pelo BOPE, que emprega armamento e munição de dotação da PMPR com a utilização de miras abertas ou eletrônicas (Red Dot com magnificadores ou Low Power Variable Optics - LVPO), sendo capaz de efetuar disparos para atingir objetivos a distâncias maiores que os demais componentes da sua equipe, ampliando, assim, o perímetro de segurança da guarnição PM.

O emprego do ADP visa garantir a segurança própria e da equipe por meio da observação de ameaças armadas (ameaça letal) em distâncias acima diferenciadas, bem como dar resposta qualificada (força letal) para neutralização destas ameaças, nos termos da legislação em vigor.

A Diretriz em questão visa difundir no âmbito da PMPR a doutrina e a capacitação atinente ao ADP e reforçar a necessidade do estabelecimento de um adequado nível de treinamento do militar estadual capacitado como ADP, visando à eficiência no uso correto do armamento, das munições e dos equipamentos.

O objetivo é intensificar no âmbito da Corporação a cultura de preservação e valorização da vida e dos demais direitos fundamentais assegurados na Constituição da República Federativa do Brasil.

O Curso de Capacitação terá duração de 10 (dez) dias e, após a conclusão, o policial ficará habilitado por 12 meses para atuar nessa condição, a contar da data do termo de encerramento do curso. Ao findar o período de habilitação, deverá passar por nova capacitação, também realizada pelo BOPE.

O armamento que pode ser utilizado por um ADP são: Fuzil/Carabina calibre 5,56 x 45mm Comprimento mínimo do cano de 13” e Fuzil 7,62 x 51mm Comprimento mínimo do cano de 16”.

Vale lembrar que é vedado o emprego do ADP em missões que competem ao Atirador Policial de Precisão (“sniper policial”) do COE/BOPE, em ocorrências críticas estáticas e dinâmicas, ou naquelas de complexidade que extrapole a capacidade técnica do ADP, bem como do armamento utilizado por ele.

Até o momento, já houve duas formações do Curso de Capacitação de Atirador Designado Policial (CCADP). O primeiro encerrou-se em 25 de abril deste ano e formou 16 ADP pertencentes ao BPChoque. O segundo findou-se em 06 de maio, com mais 16 militares desta Unidade.

O Comandante-Geral da PMPR, determinou ao BOPE a operacionalização de outros 3 Cursos de Capacitação de Atirador Designado Policial (CADP), os quais fazem parte de ações para melhorar o poder de reação e prevenção de crimes como o novo cangaço e a tomada de cidades.

 
Polícia Militar do Paraná: Nós Fazemos a Diferença.

Comunicação Social da PMPR.