OPERAÇÃO DA AIFU EM COMBATE AO FURTO DE COBRE 24/06/2022 - 14:47

Nesta tarde de quinta-feira (23/06), a Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU), coordenada pelo Capitão Ronaldo Carlos Goulart, deflagrou uma Operação Policial com o objetivo de fiscalizar estabelecimentos comerciais atrelados a reciclagem de materiais. O escopo da operação é dar uma resposta da Polícia Militar do Paraná, às ocorrências de furtos de cabos elétricos para retirada e venda de cobre.

Este tipo de crime tem assolado a população paranaense, trazendo prejuízos ao funcionamento de serviços essenciais como saúde e educação, e de semáforos, contribuindo para a incidência de acidentes de trânsito, devido a falta de energia em determinadas regiões em decorrência dos furtos de cabos elétricos.

O que fomenta a ocorrência deste tipo de crime são os receptadores, que fazem a compra dos materiais de origem ilícita, conforme declara o Capitão Goulart: “A AIFU tem recebido muitas denúncias relacionadas a furtos de cabos e receptação dos produtos por comércios que trabalham com materiais de reciclagem. Em razão disso desenvolvemos uma operação e a intenção é que isso aconteça de forma sistemática, para prevenir esse tipo de ilícito e também coibir, identificando os autores e fazendo com que respondam perante a lei.”

A Operação visa não somente a busca de materiais de origem duvidosa, mas também a legalidade do funcionamento do comércio: “É importante que exista essa fiscalização também para verificar os aspectos administrativos, referentes a documentação e a legalidade do funcionamento destes estabelecimentos. Tem-se percebido um aumento neste problema e diante disso os órgãos policiais estão unindo forças no sentido de coibir essa prática.” Destaca o Capitão Goulart.

Vários órgãos participaram da ação, dentre eles: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de Curitiba, SETRAN, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Urbanismo. Abrangeram nesta oportunidade os bairros da capital: Alto Boqueirão, Cajuru, Cidade Industrial, Parolin, Sítio Cercado e Uberaba.

Foram 7 estabelecimentos vistoriados, resultando em 5 autuações administrativas, 65 pessoas abordadas, 37 veículos fiscalizados, 18 autos de infração de trânsito emitidos e 4 veículos recolhidos ao pátio.

Comunicação Social da PMPR.