Oficiais da Polícia Militar concluem aperfeiçoamento e se preparam para uma etapa da carreira policial militar 11/12/2018 - 15:00

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros concluíram na última semana o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), que habilita os profissionais a terem conhecimento para assumirem no futuro funções de coordenação e de gestão da Corporação. O evento foi no Salão de Atos do Palácio Iguaçu, em Curitiba, na última sexta-feira (07/12).

De acordo com a Comandante-Geral da PM, coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, o sistema de provas do curso faz com que os oficiais sejam mais preparados para as funções da PM. “Foi retomado com o coronel Tortato o sistema de provas, concursos, tendo provas para selecionar os melhores, com mais conhecimento, e também remodelamos para que no curso, se for necessário, haja a reprovação – se não for alcançado o mínimo exigido –, pois queremos pessoas bem preparadas para o futuro, que haja preocupação com a Polícia Militar e com a comunidade. Então eu vejo como uma coisa bem necessária essa preparação dos nossos policiais militares”, disse.

O Diretor-Comandante da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), coronel Mauro Celso Monteiro, os cursos de formação, aperfeiçoamento, especialização da Polícia Militar fazem com que os integrantes sejam atualizados com informações e doutrinas que melhoram o serviço prestado à população. “Ter um curso desse nível, de alta qualificação profissional, retrata o que queremos para a nossa Corporação e para o desenvolvimento da carreira destes oficiais. É muito importante a educação continua, nós trabalhamos com a educação inicial (a formal) e depois fazemos, na Polícia Militar, a educação continua (cursos de capacitação e aperfeiçoamento) que variam de tempo de curso, tem de uma semana até o último curso (antes de ser coronel) que é o CSP”, disse.

O primeiro colocado da turma, capitão Pedro Paulo Porto de Sampaio, que atuava na Diretoria de Finanças, foi o destaque pelo rendimento obtido ao longo da capacitação. “O CAO foi um curso que exigiu muito de todos os oficiais alunos, foi um período de extrema dedicação ao ensino e a pesquisa. Fico muito feliz de ter sido o primeiro colocado da turma, obviamente que todos os meus colegas têm os mesmos méritos, porque todos trabalhamos juntos e obtivemos um resultado que foi excelente, uma produção acadêmica, científica, uma reflexão, debate, que representa o que há de melhor na corporação”, afirmou.

A capitão Geovana Angeli Messias, do Corpo de Bombeiros, acredita que o CAO proporciona uma evolução doutrinária e de carreira na instituição. “O CAO foi um divisor de águas, me deu uma oportunidade de conhecer, melhor, a própria Polícia Militar do Paraná, porque o nosso, Corpo de Bombeiros, CFO (Curso de Formação de Oficiais) é separado e pelo curso ser junto com os policias militares eu consegui aprender muito mais sobre o que é a corporação como um todo”, completou.

Oficiais do quadro de saúde também participaram do curso, como a capitão Ana Cristina Mattana Alves, que pode compartilhar experiências com outros colegas de áreas diferentes de atuação. “O CAO é um curso importantíssimo porque nos proporciona uma noção de gestão muito importante, principalmente na área de saúde. Hoje em dia os dentistas realizam uma atividade, essencialmente, assistencial, então o curso me deu uma visão diferencial no sentido de gestão visando, principalmente, práticas de gestão na área de odontologia”, explicou.

GALERIA DE IMAGENS