Oficiais da Polícia Militar realizam o 1º Curso de Policiamento de CHOQUE 14/07/2023 - 10:43

A Polícia Militar do Paraná realizou, no Quartel do Comando-Geral, em Curitiba, a formatura da turma do 1º Curso de Gestão Estratégica de Policiamento de CHOQUE (CGEPOC), que teve a finalidade de aprimorar o planejamento logístico e operacional no comando de tropas em situações que envolvem gestão e controle de multidões.

O CGEOC contou com 210 horas-aula, que foram ministradas em seis semanas de curso. Ao todo, foram formados 31 oficiais, sendo três tenentes-coronéis, 12 majores, 15 capitães e um tenente-coronel da Polícia Militar do Ceará.

O tenente-coronel Paulo Renato Aparecido Siloto, comandante do Batalhão de Polícia de CHOQUE (BPCHOQUE), frisou que o curso possibilita aos oficiais o emprego das tropas especializadas com aplicação eficiente do uso seletivo e diferenciado da força.

“A gestão eficiente de multidões exige dos comandantes conhecimentos específicos de dinâmicas de movimentos sociais, policiamento em eventos, psicologia das massas, logística de emprego de tropa, doutrina de controle de multidões, técnicas e tecnologias não letais e legislação relacionada ao direito de manifestação”, completou o tenente-coronel Siloto.

Além das disciplinas ministradas por oficiais especialistas no assunto, os discentes tiveram a oportunidade de participar de palestras com representantes de movimentos sociais e identitários; juízes e promotores e acompanhar o planejamento e execução de operações futebol na capital paranaense, missão essa que é exclusiva do BPChoque.