Oficial da PM do Paraná participa de curso sobre proteção à vida selvagem na África 29/08/2018 - 09:20
Por Marcia Santos
Jornalista PMPR
Um integrante do corpo de oficiais do Batalhão de Polícia Ambiental Força-Verde (BPAmb-FV) esteve por duas semanas na cidade de Gaborone, capital de Botswana, país da região Sul da África, para participar do Curso de Investigação de Tráfico de Vida Selvagem pela “International Law Enforcement Academy” – ILEA (Academia Internacional de Aplicação da Lei). A capacitação é para buscar maneiras de coibir o tráfico internacional de animais silvestres
A entidade disponibilizou 10 vagas para o Brasil, das quais nove foram concorridas pelos policiais militares de todo o país, uma delas que contemplou o capitão Álvaro Gruntowski, do BPAmb-FV do Paraná. Em contato com militares estaduais de São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Bahia, Amapá, Brasília e Rio Grande do Norte, juntamente com agentes ambientais de Moçambique, Angola e Botswana, puderam trocar informações e experiências sobre as atividades preventivas e repressivas do combate ao tráfico de animais.
Os trabalhos iniciaram-se no último dia 13 e encerraram-se no dia 24 (sexta-feira) e proporcionaram aos profissionais instruções teóricas e práticas com professores e grupos de alto gabarito no tema, como os agentes do US Fish and Wildlife Service – Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos.
De acordo com o BPAmb-FV, o conhecimento adquirido com o curso possibilitará uma amplitude sobre o tema no Paraná e será multiplicado para o efetivo de maneira a aperfeiçoar ações no combate ao tráfico de animais.
O curso, proveniente da Academia Internacional de Aplicação da Lei (ILEA) de Botswana é gerenciada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos a fim de compartilhar doutrina e técnica para preparar polícias ao redor do mundo no combate os crimes contra a vida selvagem. Existem cinco Academias no mundo: em El Salvador, na Hungria, na Tailândia, em Botsuana e no Novo México (EUA).


