Operação Albatroz: Polícia Militar apreende arma e recupera 18T de fertilizante em Paranaguá 14/09/2023 - 14:34

Na noite desta terça-feira (12/09), uma operação conjunta da Polícia Militar do 9° Batalhão de Polícia Militar (9°BPM) e denúncias feitas pelo Disque Denúncia 181 resultaram na desarticulação de uma quadrilha de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e receptação no bairro Jardim Iguaçu, em Paranaguá, no Paraná. A ação policial, denominada “Operação Albatroz”, teve início às 22h00 e culminou na apreensão de arma de fogo,18,64 toneladas de fertilizante, drogas e a detenção de um suspeito.

Após um meticuloso trabalho de investigação e monitoramento, as autoridades localizaram o alvo da operação em sua residência, que também funcionava como um ferro-velho clandestino. Após todo o trabalho de investigação feito pela Agência Local de Inteligência (ALI) a equipe da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) do 9º BPM,logrou êxito na abordagem do suspeito que estava sendo monitorado e com ele foram encontrados itens de grande relevância para o combate aos crimes que estavam ocorrendo na região, comprovando a eficácia as denuncias que foram feitas pela população.

O saldo da operação evidencia o impacto significativo que a ação teve no combate ao crime na região. Entre os principais resultados, destacam-se, a apreensão de arma de fogo: Um revólver Taurus, municiado com seis cartuchos, foi retirado das mãos dos criminosos, representando um perigo iminente que foi eliminado pela ação das autoridades.

Apreensão de drogas reapresentando um total de 51 gramas de maconha, 7,1 gramas de crack e 3,9 gramas de cocaína foram encontrados na posse dos suspeitos. Essa quantidade substancial de entorpecentes apreendidos representa um duro golpe no tráfico de drogas local, além disso também foi feita a apreensão de veículo com carga ilegal. Durante a operação, as autoridades apreenderam um caminhão carregado com 18,64 toneladas de fertilizante (MAP), cuja origem e documentação estavam em desacordo com a legislação vigente, caracterizando o crime de receptação.

O desfecho da operação também incluiu a prisão de um indivíduo suspeito, que agora enfrentará as devidas investigações e responderá por seus atos perante a justiça. Além disso, a ação policial resultou em um prejuízo estimado em R$ 573.120,00 para o crime organizado, evidenciando a importância das operações de combate ao tráfico de drogas e outros crimes relacionados.

O tenente Stockchneider da ROTAM do 9º BPM relatou que as investigações primárias foram cruciais para o êxito da operação; “De posse dessas informações, nossa agência de inteligência local fez um monitoramento do referido local e constatou-se que havia uma movimentação, indicando que ali havia tráfico de drogas naquela região, diante disso foi realizada a abordagem do refiro alvo e constatou-se que havia porte de arma de fogo, bem como quantidade de maconha, cocaína e crack, e durante das diligências também foi possível constatar uma grande quantidade de produtos, possivelmente do crime conhecido como “vazada”, sendo aproximadamente 19 toneladas de fertilizante, todo o material foi repassado para a delegacia de Paranaguá para dar continuidade nas investigações’ – concluiu o tenente da Polícia Militar.

O sucesso da “Operação Albatroz” ressalta o compromisso das forças de segurança com a comunidade e a determinação em coibir atividades criminosas que ameaçam a paz e a segurança dos cidadãos em Paranaguá. As investigações continuam para identificar outros envolvidos e desmantelar completamente essa quadrilha, trazendo um alívio para os moradores da região.

A Polícia Militar do Paraná reforça a importância da colaboração da população por meio do Disque Denúncia 181 para combater o crime e manter a segurança da comunidade. A ação demonstra que, com a união da sociedade e as forças de segurança, é possível enfrentar e vencer o crime organizado, tornando as ruas mais seguras para todos.

Comunicação Social PMPR