Operação Garantia ocorre na Capital 03/06/2022 - 19:27

Nesta quinta-feira (02/06), ocorreu a deflagração da Operação Garantia, que visa intensificar o policiamento na região de Curitiba, notadamente nos locais de grande circulação de pessoas, como bares, restaurantes, lanchonetes e demais comércios correlatos, visando à prevenção do cometimento de crimes contra os clientes, colaboradores e demais pessoas.

De iniciativa da Polícia Militar através do 1º Comando Regional, está sendo executada pelo efetivo do 12º BPM, 20º BPM, além de outras Unidades Subordinadas ao CRPM que atuarão em apoio na execução de ações preventivas e operacionais, realizando saturações e abordagens, com ações de presença real da Corporação e visibilidade pela população.

A Operação ocorre durante todo o final de semana, de forma periódica, e abrange neste momento a região dos bairros do Centro Cívico de Curitiba e Alto da XV.

Para o Comandante do 1º Comando Regional de Polícia Militar (1ºCRPM), Coronel Renato de Oliveira Ribas Filho, a intenção da Operação além de trazer segurança e tranquilidade, é atrair mais turismo: “A Operação Garantia desenvolvida pela Polícia Militar e com apoio da ABRASEL, Guarda Municipal e Polícia Civil, busca trazer mais segurança e tranquilidade aos clientes, donos de estabelecimentos como bares, restaurantes e lanchonetes, aos colaboradores desse tipo de economia e que traga mais paz na cidade e nos bairros onde há exploração gastronômica, atraindo mais turismo e garantindo, assim, que a economia da cidade desenvolva. Atenderemos todos os bairros que tenham concentração desta modalidade de comércio”.

Além do policiamento intenso, a Operação também tem caráter educativo/informativo, com a distribuição de fôlders nos estabelecimentos parceiros: “Faz parte da Operação Garantia a conscientização, tanto do registro dos boletins de ocorrências, como os cuidados que o cliente deve ter. A campanha pelo registro do Boletim de Ocorrência, faz com que a Polícia Militar planeje melhor a suas ações, tenha uma radiografia de onde acontece os crimes, horários, dias da semana e modo de agir dos criminosos.” Destacou Coronel Ribas.

A integração das entidades, para o empresário Délio Canabrava, é de suma importância nesta Operação Garantia: “Essa união é muito importante, pois o bem comum é o que todos estamos buscando, eu estou aqui no bairro há 50 anos, realmente precisa-se do esforço de todos, tanto do cidadão, quanto do empresário e o poder público.”

O Diretor-Geral da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (ABRASEL), Luciano Ferreira Bartolomeu, frisou como fundamental essa parceria: “é uma união que transforma, juntamos a Polícia Militar, que sempre foi parceira da ABRASEL e setores comerciais, mais também agora a Polícia Civil e Guarda Municipal, para que pudéssemos fazer uma Operação para mais policiamento e conscientização. Porque não adianta existir policiamento se as pessoas não fazem o registro de Boletim de Ocorrência. Se todos trabalharmos integrados, conseguiremos diminuir o crime na nossa cidade.”

Polícia Militar do Paraná: Nós Fazemos a Diferença.

Comunicação Social da PMPR.