Operação Protetor: Trabalhadores em situação análoga à escravidão são resgatados na área rural de Icaraíma-PR 24/01/2024 - 09:31

Nesta terça-feira (23), a Polícia Militar do Paraná, por meio da 4ª Companhia do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), atuou de forma integrada com o Ministério Público do Trabalho (MPT), Polícia Federal e a Prefeitura de Icaraíma-PR. A ação faz parte da operação denominada "Protetor" e teve como objetivo verificar uma denúncia de trabalho análogo à escravidão envolvendo trabalhadores de origem paraguaia.

O local da ação policial foi a área rural de Icaraíma, onde, de acordo com as denúncias, diversos trabalhadores estariam vivendo em condições precárias. Ao chegarem ao local, as equipes constataram a veracidade das informações, encontrando vários trabalhadores paraguaios em situação análoga à escravidão.

Os alojamentos foram alvo de vistoria, revelando uma série de irregularidades, incluindo a ausência de pagamento de salários e de registros, além da falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e condições precárias de alimentação. A atuação conjunta das instituições envolvidas foi crucial para o sucesso da operação.

O perito do MPT, responsável pela análise das condições de trabalho, confirmou as irregularidades e determinou o resgate imediato dos trabalhadores. Ao todo, 15 trabalhadores foram resgatados, sendo que 4 deles eram menores de idade.

Com o apoio da Prefeitura de Icaraíma, foi providenciado o deslocamento dos trabalhadores para um abrigo em Umuarama, onde receberão assistência e acolhimento adequados. As autoridades locais estão tomando medidas para garantir a integridade e os direitos desses trabalhadores, bem como, conduzindo as investigações sobre os responsáveis pela exploração.

A atuação da PMPR na Operação Protetor reforça o compromisso da instituição e dos demais órgãos envolvidos na proteção dos direitos humanos e no combate a práticas ilegais. A ação conjunta demonstra a eficácia da integração entre as diferentes forças no enfrentamento desse tipo de crime, buscando assegurar um ambiente de trabalho digno e respeitoso para todos os cidadãos.

Comunicação Social da PMPR.