Operação Todos Por Um coloca mais de 900 policiais nas ruas e leva mais segurança para Curitiba 14/09/2019 - 14:49

Por Marcia Santos

Jornalista PMPR

 

A Operação Todos Por Um, do 1º Comando Regional de Polícia Militar (1º CRPM), desencadeada em três dias desta semana na Capital do estado resultou em quase três mil pessoas e em 31 prisões. Foram mais de 970 policiais e de 300 viaturas empregadas no reforço do policiamento ostensivo a fim de prevenir crimes e levar mais segurança à população em todos os bairros da cidade.

"Desde o começo do ano estamos fazendo várias operações semanalmente, de diversas modalidades de policiamento, em horários e dias diferentes, com objetivos diferentes para desestabilizar o marginal que está atento às nossas ações”, disse o Comandante do 1º CRPM, coronel Hudson Leôncio Teixeira.

Ainda de acordo com o coronel Hudson, as operações são montadas de acordo com o planejamento de cada unidade que compõe o 1º CRPM, com base no mapa do crime e na análise de estatística das ocorrências. Ao fazer com que os batalhões trabalhem em conjunto, o resultado é mais efetivo e de melhor qualidade ao cidadão.

No mês de agosto, foram desencadeadas as operações Tático Móvel, e antes a Operação 100, a maior operação policial já feita na Capital. “O retorno que nós temos da sociedade é muito bom, a sensação de segurança que levamos para as pessoas com uma presença mais efetiva da polícia é perceptível de pronto, pois as pessoas elogiam a atuação da Polícia Militar”, contou o Comandante do 1° CRPM.

Ao todo, na operação Todos por Um, os policiais abordaram 2.804 pessoas, prenderam 31 (13 em flagrante), além de cumprirem 11 Mandados de Prisão e confeccionarem 26 Termos Circunstanciados. Para o coronel Hudson, a abordagem de pessoas é extremamente necessária para que aqueles que estão à margem da lei possam ser retirados de circulação. “São pessoas que já cometeram crimes, ou que já foram presas e já tiveram a oportunidade de se reestabelecer à sociedade e não optaram por isso, e a PM, com seu trabalho preventivo, evita com que elas cometam novos crimes”

Nos três dias foram abordados 1.011 veículos, destes 84 acabaram apreendidos por irregularidades e, ao todo, foram lavrados 302 Autos de Infração de Trânsito. A operação resultou, também, na apreensão de 1,074 quilo de cocaína e pouco mais de 500 gramas de maconha.

“Mais importante que os números é aquilo que nós não percebemos, ou seja, o crime que nós evitamos com o patrulhamento. É o conforto que o cidadão tem de estar indo para a sua casa, para a faculdade ou levando seu filho na escola e vê uma viatura policial, ou o marginal que está prestes a furtar ou roubar e não faz isso, pois viu uma viatura passando", destacou.

OCORRÊNCIAS – Na tarde de quinta-feira (12/09), no bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC), os policiais estavam em patrulhamento em um local conhecido pelo intenso tráfico de drogas, quando perceberam que um homem estava passando um objeto para um segundo dentro de um veículo. Ao realizar a abordagem, os militares estaduais encontraram uma porção de maconha com um deles, que teria informado que tinha acabado de comprar a droga. Já com o outro envolvido foram localizadas 10 porções do mesmo entorpecente e R$ 16,00. Diante dos fatos, os dois rapazes foram encaminhados à Central de Flagrantes para os procedimentos de praxe.

Em outra situação, também na noite de quinta-feira (12/09), no bairro Hauer, os policiais estavam acompanhando um veículo, sem alerta de roubo ou furto, que colidiu em diversos veículos e na Rua Anne Frank com a Rua Alcino Guanabara o motorista colidiu em um caminhão e correu para dentro do terminal de ônibus. Com o apoio de outra viatura, os policiais conseguiram abordar o homem e encontraram com ele um revólver, de calibre .32. Durante a ação policial entrou via o 190 o alerta de roubo do Renaut/Duster. O homem foi encaminhado ao Hospital Cajuru e a situação para a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV).

A operação Todos Por Um aconteceu na terça-feira (10/09), com início no Parque Cambuí no bairro Fazendinha, na quinta-feira (12/09), com a saída do Quartel do Comando-Geral no Rebouças, e na sexta-feira (13/09), tendo início na sede do 13º Batalhão da PM, no bairro Novo Mundo.

REFLEXO – Ainda de acordo com o coronel Hudson, as atividades têm contribuído para a redução da criminalidade. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP), nos seis primeiros meses deste ano, ocorreram 18.731 casos de furtos e 10.464 de roubos em toda a capital. Na comparação com o ano passado, são 3.534 furtos e 2.730 roubos a menos. Mais de 60 dos 75 bairros apresentaram queda tanto em furto como em roubo. Destaque para reduções no número de roubos a residências (-40%), de veículos (-32%) e ao comércio (-31,3%).

GALERIA DE IMAGENS