PM deflagra segunda fase da Operação Mata Atlântica no Centro-Sul do Paraná e atende 39 ocorrências 12/09/2018 - 10:00

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

O Batalhão de Polícia Ambiental Força-Verde (BPAmb-FV), com apoio aéreo do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), deflagrou nesta semana a segunda fase da Operação Mata Atlântica nos municípios de Guarapuava, Prudentópolis, Pinhão e Inácio Martins para identificar pontos de desmate de mata silvestre. Nos últimos dias, 39 ocorrências foram atendidas, sendo 18 sobre infrações ambientais, e 121 hectares de desmates identificados.

A primeira fase do trabalho iniciou-se em abril deste ano em 13 municípios da região Sul do estado, sendo identificados 240 polígonos de desmatamentos. As abordagens aos locais foram feitos com base em imagens de satélites e no Atlas da Mata Atlântica, um levantamento da ONG SOS Mata Atlântica, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Com as localizações e imagens dos danos em mãos, os policiais militares deslocaram até esses pontos para averiguar a real situação da mata e identificar os causadores da prática ilegal, promovendo ainda a prevenção para que outros desmates não ocorram.

A operação da PM faz parte do projeto “Mata Atlântica em Pé”, que inclui como parceiros o Ministério Público e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiental e dos Recursos Naturais (IBAMA). Nesta segunda parte da operação, outros 14 estados brasileiros, que possuem Mata Atlântica, também estão promovendo ações de fiscalização simultaneamente aos trabalhos que ocorrem no Paraná, com apoio dos respectivos Ministérios Públicos estaduais.

Além dos policiais militares, agentes do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e do IBAMA auxiliam nas verificações. Após os flagrantes feitos pela PM, o Ministério Público atuará no campo jurídico com a abertura de processos nas esferas penal e cível, e o IAP com o processo administrativo, para estabelecer as multas e medidas a fim de reparar os danos causados.