PMPR flagra desmatamento e loteamento irregular de terrenos no Ganchinho, em Curitiba 12/11/2025 - 16:19
A Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do 13º Batalhão da Polícia Militar (13º BPM), em operação conjunta com a Prefeitura de Curitiba, deflagrou uma ação para coibir loteamentos irregulares no bairro Ganchinho, na região sul da capital. A fiscalização, realizada nesta quarta-feira (12), flagrou uma máquina realizando supressão vegetal e aterro em uma área de mata preservada.
Segundo o tenente Everton Taborda, do 13º BPM, a operação resultou na apreensão da máquina e na condução de três pessoas, dois proprietários e o operador, à Polícia Civil do Paraná (PCPR). Foram elaborados autos de infração no valor de R$ 500 mil para cada um dos envolvidos, totalizando R$ 1,5 milhão em multas.
A área alvo da fiscalização é sensível, pertencendo à região de preservação do Rio Iguaçu e integrante da Reserva Hídrica de Curitiba. Taborda destaca que o local vem sendo ocupado de forma desordenada por pessoas que adquirem terrenos para construir chácaras de lazer de alto padrão. O oficial complementou: “Não são moradias de baixo padrão. São imóveis de alto padrão, e os compradores estão desmatando áreas de manancial, aterrando cursos d’água e degradando o meio ambiente”.
Na véspera da operação, uma equipe do batalhão já havia flagrado uma situação semelhante na mesma região, com um caminhão despejando entulhos de forma irregular. A Polícia Militar informou que novas operações serão realizadas no local para conter a ocupação irregular.
A supressão vegetal quanto o parcelamento irregular do solo configuram crimes ambientais. A população pode colaborar com as autoridades fornecendo informações sobre os responsáveis por meio do Disque-Denúncia 181, ou, em caso de flagrante, acionar o 190 para atendimento imediato da PMPR.
Centro de Comunicação Social da PMPR










