PMPR integra campanha do Governo do Paraná no Dia Nacional da Doação de Órgãos 27/09/2023 - 10:00

Nesta quarta-feira (27), o Governo do Paraná deu início a uma campanha significativa em apoio ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, com o objetivo de conscientizar as famílias paranaenses sobre a importância da doação para salvar vidas. A iniciativa conta com o compartilhamento de um vídeo nas mídias sociais da PMPR, produzido pela Secretaria de Estado da Comunicação, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.

A doação de órgãos é um ato que pode salvar vidas, mas requer autorização da família. É essencial que as pessoas expressem sua vontade de se tornarem doadoras aos seus familiares. Diversos órgãos, como coração, rins, pâncreas, pulmões e fígado, além de tecidos como córneas, pele, ossos, válvulas cardíacas e tendões, podem ser doados. Surpreendentemente, um único doador tem o potencial de salvar até oito vidas, destacando a magnitude desse gesto.

É importante ressaltar que qualquer pessoa pode ser doadora, e em alguns casos, como a doação de rins ou parte do fígado, é possível realizar o procedimento em vida para um familiar próximo. Quando a doação é destinada a alguém que não é parte da família, é necessário obter uma autorização judicial.

Segundo dados do relatório semestral da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o Paraná se destaca em 2023 como o estado líder em doações efetivas de órgãos para transplantes. Com um registro de 243 doadores de janeiro a junho, o Paraná alcançou a impressionante marca de 42,5 doadores por milhão de população (pmp). Essa posição de liderança é seguida por Santa Catarina, com 41,5 pmp, Rondônia, com 30,4 pmp, e Ceará, com 27,5 pmp. Comparativamente, a taxa de doações no Brasil como um todo foi de 19 pmp.

No primeiro semestre, o Paraná realizou 243 transplantes de rim, equivalente a 42,5 doadores por milhão, sendo o terceiro melhor resultado do país, ficando atrás apenas do Distrito Federal (49 pmp) e Rio Grande do Sul (49,1 pmp). Quanto aos transplantes de fígado, o estado registrou 147 procedimentos, com uma média de 25,7 pmp, ocupando a segunda colocação em números gerais, atrás apenas do Distrito Federal, com 44,7 pmp. Além disso, foram realizados 19 transplantes de coração no Paraná durante o mesmo período.

Infelizmente, apesar dos esforços, a demanda por transplantes ainda é significativa no estado. Um levantamento recente do Sistema Estadual de Transplantes (SET/PR) revelou que cerca de 3,5 mil pessoas estão na fila de espera por um transplante no Paraná. A maior demanda é por transplantes de rim, com 1.937 pacientes aguardando. Em seguida, há 1.278 pacientes à espera de um transplante de córnea, além de pacientes que necessitam de transplantes de fígado, coração, rim/pâncreas e pulmão.

A rede de transplantes no Paraná é gerenciada pelo Sistema Estadual de Transplantes (SET/PR), uma estrutura complexa liderada pela Central Estadual de Transplantes, que desempenha um papel fundamental nessa operação. Além disso, as Organizações de Busca por Órgãos, os hospitais, bancos de tecidos, laboratórios de compatibilidade e outros órgãos trabalham em conjunto para garantir o bom funcionamento dessa rede de esperança.

Uma das vantagens do Paraná na área de transplantes é sua capacidade de realizar rapidamente o transporte de órgãos para pacientes que necessitam. O estado possui quatro aeronaves à disposição, incluindo três aviões e um helicóptero, que proporcionam flexibilidade, agilidade e alcance para missões de transporte de órgãos a longas distâncias.

Para o Comandante-Geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, é de fundamental importância a adesão da instituição à uma campanha com tamanha importância. "A Polícia Militar do Paraná está profundamente integrada à sociedade paranaense e, deste modo, às suas demandas e anseios. Apoiar e difundir uma campanha de tamanha proporção, nos engrandece ainda mais, como instituição", comentou o Comandante-Geral.

A PMPR reconhece e valoriza o compromisso notável do Governo do Paraná com a doação de órgãos e transplantes, liderando o país em doações efetivas. É fundamental que essa conscientização e apoio à causa continuem a crescer, para que mais vidas possam ser salvas por meio da generosidade dos doadores e de suas famílias.

Comunicação Social da PMPR.

Imagens: Agência Estadual de Notícias.