PMPR lança Operação Carnaval nas cidades e rodovias estaduais do Paraná 09/02/2024 - 23:55

Nesta sexta feira (09), a Polícia Militar do Paraná (PMPR) lançou oficialmente a Operação Carnaval em todo Paraná, visando assegurar a segurança da comunidade durante o período festivo. Com a chegada do carnaval a PMPR intensificou o policiamento no centro da capital paranaense, como parte das medidas preventivas adotadas para permitir que os cidadãos participem das festividades com tranquilidade. Estavam presentes o efetivo da Polícia Penal e Guarda Municipal de Curitiba, forças de segurança pública que trabalharão juntas com a PMPR durante todo o carnaval.

A PMPR estabeleceu um plano abrangente para o policiamento ostensivo geral e de trânsito em áreas de concentração popular em todo o estado do Paraná. Isso inclui ações durante os shows, desfiles de escolas de samba, blocos carnavalescos e trios elétricos, visando assegurar a tranquilidade pública. O efetivo da PMPR será composto por integrantes dos Comandos Regionais de Polícia Militar (CRPM), Comando do Policiamento Especializado, Comando de Missões Especiais e demais unidades da polícia.

Na capital o reforço no policiamento, com a mobilização de um grande contingente policial a partir de sexta-feira (9), até a próxima terça-feira (13), é especialmente na região central da cidade, onde acontece os desfiles das escolas de samba e blocos de carnaval. O Subcomandante-Geral da PMPR, Coronel Paulo Henrique Semmer, destacou que todas as medidas adotadas têm como objetivo garantir que os eventos transcorram sem incidentes, promovendo a segurança pública e protegendo os foliões, os cidadãos e os comerciantes que estarão presentes nas festividades. O Policiamento ainda terá o reforço do Batalhão de Polícia Miliar de Operações Aéreas (BPMOA), com aeronaves durante o dia e a noite.

Além do reforço policial, a PMPR, através do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) enviou um comunicado à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRABAR), recomendando a não comercialização de bebidas em recipientes de vidro durante o Carnaval nos locais de eventos. Essa medida visa reforçar a proteção à integridade e à vida dos participantes, reforçou o Comandante do 12º BPM, Tenente-Coronel Carlos Alberto Rocha.

A Operação Verão também inclui orientações à população sobre medidas de segurança a serem adotadas durante as festividades. Entre essas orientações estão os cuidados com pertences pessoais, transações comerciais seguras e a conscientização sobre os perigos do consumo de bebidas alcoólicas associado à condução de veículos.

Com essas ações, a Polícia Militar do Paraná busca garantir um ambiente seguro e tranquilo para os cidadãos durante as festividades de Carnaval em Curitiba, promovendo a integridade da comunidade e coibindo quaisquer ações em desconformidade com a lei.

O lançamento da Operação Carnaval feito pelo Subcomandante-Geral da PMPR, contou com a presença ainda do Cel. Helio José Hornung, Comandante do 1º Comando Regional de Polícia Militar (1º CRPM); Ten-Cel. Mauro Jalson Previdi, Chefe do Estado-Maior do 1º CRPM, além do Comandante do 12º BPM.

Operação Carnaval nas Rodovias Estaduais

Entre os dias 09 e 14 de fevereiro, o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) iniciará a Operação Carnaval com o objetivo de intensificar o policiamento nas rodovias estaduais durante o feriado prolongado. Iniciando às 07h do dia 09 e finaliza às 23h59min do dia 14 de fevereiro, em todo o Estado do Paraná. Com o aumento considerável do fluxo de veículos em todas as rodovias estaduais em virtude do feriado prolongado, a intensificação da fiscalização de trânsito terá como foco o monitoramento dos veículos que transitarem nas rodovias e para manter a fluidez no trânsito e segurança viária. Contando com a aplicação do efetivo policial em operações com radares para inibir o excesso de velocidade e também a realização de testes etilométricos em condutores durante as abordagens, coibindo assim os casos de embriaguez ao volante. Importante frisar que os acessos do litoral do Paraná, que possuem os Postos Rodoviários, também terão reforço no policiamento, considerando os eventos e shows neste período festivo. E ainda, para as fiscalizações dos veículos de carga, passeio e ônibus de viagens teremos o apoio das equipes com cães e ROTAM, com o intuito de reprimir as atividades criminais.

Comunicação Social da PMPR