PMPR participa do lançamento de sistema de monitoração eletrônica do Programa Mulher Segura que visa reforçar a proteção às vítimas de violência no Paraná 27/05/2025 - 11:38

Nesta terça-feira (27), aconteceu, na Secretaria da Segurança Pública (SESP), o lançamento oficial de uma nova tecnologia, aliada das forças de segurança pública no enfrentamento à violência de gênero no Estado. A ação integra o Programa Mulher Segura e se soma a diversas iniciativas que visam proteger a vida e reduzir os índices de crimes contra a mulher, garantindo uma resposta ainda mais eficaz à comunidade.
O novo sistema visa monitorar e proteger mulheres em situação de risco e atendidas por medidas protetivas. Além de integrar a vítima com as instituições de segurança, também atuarão em conjunto o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), o Ministério Público e a Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa. Além disso, o monitoramento do agressor, por meio de tornozeleira eletrônica, permite que tanto a vítima quanto os órgãos de segurança consigam saber se ele se aproxima em um raio de meio quilômetro, possibilitando uma resposta mais rápida e eficiente do poder público.
O aplicativo contará ainda com um botão do pânico para ser acionado caso a vítima se sinta diante de uma ameaça. Uma vez o indivíduo monitorado ultrapassando um perímetro de segurança, ele receberá um sinal, tanto na sua tornozeleira eletrônica quanto no seu celular. Se, porventura, o indivíduo continuar se aproximando da vítima, será emitido um sinal para as polícias, que darão uma pronta resposta. O mesmo vale se o indivíduo romper a tornozeleira eletrônica. O sistema será testado inicialmente em Curitiba e Foz do Iguaçu, com previsão de expansão para todo o Estado em até um ano.
Como parte do programa, a mulher vítima de violência também recebe orientações, participa de um plano de segurança e tem o direito de aceitar ou não o uso do equipamento. Além do monitoramento, é promovido o encaminhamento tanto da vítima quanto do agressor para redes de apoio social, psicológico e programas de reabilitação, sempre que possível.
Para o Comandante-Geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, o lançamento do sistema, integrado ao Programa Mulher Segura, representa mais do que um avanço tecnológico, é a demonstração do compromisso permanente da corporação com a vida, com a dignidade e com os direitos das mulheres paranaenses. "Este é um importante avanço no enfrentamento à violência contra a mulher no Paraná. A nova tecnologia reforça a atuação da Polícia Militar, permitindo uma resposta mais eficaz na proteção das vítimas. Nosso compromisso é continuar trabalhando de forma integrada com as demais instituições, sempre em busca de garantir mais segurança e dignidade para a população”, ressaltou.
PRESENÇAS - Estiveram presentes o Secretário de Segurança Pública, coronel veterano Hudson Leôncio Teixeira; o Comandante-Geral da PMPR, coronel Jefferson Silva; o Subcomandante-Geral da PMPR, coronel Paulo Henrique Semmer; o chefe do Centro de Operações Policiais Militares (COPOM), tenente-coronel Anderson Martins de Oliveira; entre outras autoridades militares. Participaram também representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Paraná, além de autoridades das demais forças de segurança e do Ministério Público.
Centro de Comunicação Social da PMPR.