PMPR realiza exercício simulado dos crimes “Novo Cangaço” e “Tomada de Cidades” em Colombo 24/11/2022 - 11:48

Diante das últimas ações de crimes violentos contra o patrimônio, especificamente nas modalidades de Novo Cangaço e Tomada de Cidades, foi colocado em prática o Plano de Defesa Territorial do 22º Batalhão da Polícia Militar de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, para o emprego imediato no combate à ação criminosa.

A ação efetiva iniciou-se por volta das 4 horas da madrugada e teve aproximadamente 2 horas de duração, concentrando-se os ataques na sede da 1ª Companhia do 22º BPM e na Rua XV de Novembro, Centro do município de Colombo, onde se localiza aproximadamente 08 agências bancárias,

Simultaneamente os ataques foram realizados à sede da 1ª Cia do 22º BPM e em 03 unidades bancárias, as ações foram simuladas por 14 criminosos (profissionais disfarçados), os quais se dividiram para realizar os ataques simultaneamente, utilizando quatro veículos, fazendo uso de pistolas, fuzis, espingardas, explosivos, efetuando disparos de munições de festim (não letal), incendiando os acessos de saída da companhia, utilizando coletes balísticos e vestimentas táticas.
Em seguida, o grupo de criminosos se desloca até as agências bancárias de centro de Colombo para se juntar aos demais, dando procedimento os ataques no Banco do Brasil, Caixa Econômica e Itaú, onde também se utilizaram dos mesmos modus operandi.

Durante as ações o rádio operador informa o CPU e COPOM sobre os ataques, neste momento o oficial CPU da unidade contata o Comandante do 22º BPM, informa a ocorrência e recebe ordem para que seja dado início aos protocolos do Plano de Defesa Territorial. As equipes de área e equipe ROTAM são acionadas e realizam os padrões de condutas do Plano de Defesa Territorial do 22º BPM para dar a devida resposta à ação delituosa. As equipes ROTAM na sua totalidade, realizaram as incursões necessárias, com o apoio de um atirador designado posicionado em um ponto estratégico, e consegue impedir os integrantes do grupo criminoso de lograr êxito na ação.
Diante da frustrada tentativa de invasão das agências, os criminosos empreenderam fuga pelas áreas rurais de Colombo, sendo interceptado por um bloqueio policial, onde houve troca tiros e os criminosos são presos, quando então o exercício é finalizado.

O Tenente-Coronel Itacir, Comandante do 22º BPM, lembrou que o objetivo da ação é identificar e apontar as principais características destes crimes e a forma de atuação dos policiais militares.

“O foco desse exercício simulado é identificar e apontar as principais características e peculiaridades do 22º BPM, bem como áreas de vulnerabilidades quanto a atuação de criminosos, especificamente nas modalidades de Novo Cangaço e Tomada de Cidades, visando dessa forma atuar de maneira coordenada e eficaz para frustrar o planejamento destes criminosos em suas ações”, destacou.

O 22º Batalhão cumpriu todos os protocolos, proporcionando durante o exercício simulado a padronização de ações quanto à atuação de criminosos, montando base de comando e visando uma maior segurança às equipes policiais de serviço, minimizando riscos e empregando de forma eficiente as equipes policiais, contribuindo assim para a tomada das decisões necessárias para o desfecho positivo da simulação.

Comunicação PMPR