Passeio Motociclístico do BOPE celebra 8 anos de criação da unidade e conta com mais de 1,2 mil participantes 27/10/2018 - 13:00

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

Pelo segundo ano consecutivo o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) promoveu o Passeio Motociclístico e o sucesso da primeira edição se repetiu neste sábado (27/10). Mais de 1,2 motociclistas aderiram ao evento para comemorar os 8 anos de criação da unidade e curtir um passeio pelas estradas do Paraná em direção a Lapa (PR), no Sudoeste do estado. A saída do comboio foi por volta de 10 horas da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais (PR). Shows, sorteio de brindes e outras atrações animaram o grupo de motociclistas ao longo da tarde.

O pátio da APMG ficou cheio de motocicletas, de variados modelos, marcas e adereços que chamavam a atenção pela ousadia e criatividade dos pilotos. Integrantes de motoclubes, policiais militares, integrantes de outros órgãos de segurança pública e pessoas da comunidade aficionados por motos aderiram ao passeio e promoveram uma verdadeira festa de confraternização.

“Isso demonstra o respeito e o carinho que as pessoas tem com a Polícia Militar e com o Batalhão de Operações Especiais. O evento foi bem organizado e acredito que as pessoas queiram participar de outras atividades como essa”, disse o Comandante do BOPE, tenente-coronel Hudson Leôncio Teixeira.

O evento também foi uma iniciativa de solidariedade para ajudar entidades carentes. No ato da inscrição os participantes doaram uma lata de leite em pó, e a arrecadação será revertida para os locais que mais necessitam. “No transcorrer do mês de aniversário do BOPE faremos a entrega às entidades”, salienta o coronel Hudson.

A concentração no pátio da APMG iniciou-se por volta de 9 horas, mas até depois das 10 horas muitos motociclistas ainda chegavam às dezenas e buscavam um local privilegiado para sair ao passeio. As integrantes do motoclube Filhas do Vento não perderam a oportunidade e vieram ao evento em peso, arrastando filhos e outros familiares.

“O que me motivou a participar foi a curiosidade de conhecer mais o BOPE, participar de um momento de integração com pessoas de motoclubes diferentes, e também colaborar com uma ação solidária pela doação das latas de leite em pó”, disse Ariella Campaner, que veio a ume vento da PM pela primeira vez.

Alessandra Rosa, que também é integrante do motoclube Filhas do Vento, trouxe a filha para curtir a aventura, salienta que atividades como o Passeio Motociclístico aproximam as pessoas e possibilitam interação. “A paixão por mota é o que motiva sempre, piloto há mais de 20 anos e comecei a participar de um movimento livre de mulheres e sempre participamos de eventos como esse para interagir e fazer novas amizades com pessoas que gostam das mesmas coisas que a gente. A participação da PM é fundamental e nos traz segurança”, afirmou.

Ademar Santos de Paula trouxe o filho aniversariante ao passeio e estava entusiasmado com o evento. “É bem bacana participar, normalmente quando vou num encontro de moto saio sozinho de casa, ou vou com um amigo, mas aqui foi diferente, o ambiente foi bacana e tivemos segurança com a escolta da Polícia Militar, tudo bem organizado”, detalhou.

Muitos policiais militares do BOPE e de outras unidades também aproveitaram o sábado para participar do evento, como o soldado Felipe Rafael de Oliveira, da Companhia de Operações com Cães (COC) do BOPE. “Promove a interação do público com o BOPE e esse tipo de evento acaba aproximando as pessoas da Corporação”, salientou.

O passeio, de aproximadamente 85 quilômetros, contou com o apoio de escoltas do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) ao longo de todo o trajeto para organizar o deslocamento com mais segurança e também como suporte em caso de alguma falha mecânica ou acidente. O responsável pela escolta pelo BPTran, tenente Zaqueu Rodrigo Kozow Meireles, passou orientações aos motociclistas antes de iniciar o itinerário.

GALERIA DE IMAGENS