Polícia Ambiental inaugura sala para a ROTAM e anuncia ampliação do grupo para o interior do estado 12/08/2021 - 14:25

Policiais militares e parceiros do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb-FV) uniram esforços para concretizar a construção de um espaço exclusivo aos integrantes da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) na sede do Batalhão, em São José dos Pinhais (PR). A inauguração do espaço foi nesta quarta-feira (11/08), com a presença do Comandante-Geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, que marca ainda o início da expansão deste grupo de policiamento especializado para todo o estado. Policiais veteranos que fizeram parte do primeiro grupo ROTAM, em 2011, estiveram na solenidade e foram homenageados.

A sala foi denominada 2º Sargento Ernesto Stainer Pranti dos Santos, graduado muito estimado pelos companheiros de farda e que pertencia à ROTAM do Batalhão Ambiental. Ele faleceu vítima do Covid-19, mas seu exemplo de dedicação e profissionalismo marcaram a vida dos demais policiais militares, que escolheram seu nome para eternizar o legado deixado na unidade. A homenagem também foi feita a seis veteranos que fizeram parte do primeiro grupo ROTAM, em 2011, e que comemoraram a inauguração da sala. Foram agraciados os sargentos Roberto Katzenvadel, José Luiz Pereira e Cristiano Gonçalves da Silveira, e os cabos José Cordeiro Ianik, Edilson Luiz da Silva e Tiltultaneo Rodrigues Zandavalle.

O evento de inauguração da sala da ROTAM também marcou o início da expansão do grupo para as cinco companhias do Batalhão distribuídas no estado. Segundo da unidade, o objetivo é atender as ocorrências ambientais de maior complexidade, bem como reforçar a malha de policiamento ambiental em todo o Paraná a critério do comando da unidade. 

PARCEIROS – A obra da sala ROTAM foi feita graças ao apoio de militares estaduais e voluntários. Houve doações e uma rifa para ajudar a obter os recursos necessários. Segundo o BPAmb-FV, a rifa contou com os seguintes prêmios: o primeiro prêmio foi uma pistola jericho pl 40 9mm, doada pelo senhor Vitor Salvador Cubas; o segundo prêmio foi um ano de filiação ao Clube de Tiro Esportivo de São José dos Pinhais e o terceiro prêmio foi um Curso de Operador de Pistola também no mesmo clube de tiro, doação realizada pelo senhor Jeferson Grasel de Carvalho.

Marcia Santos - Jornalista responsável

GALERIA DE IMAGENS