Polícia Militar antecipa ações e prende 20 pessoas antes do clássico Atletiba em Curitiba 06/02/2023 - 16:48

A Polícia Militar do Paraná prendeu 20 pessoas e cumpriu três mandados de prisão antes do clássico entre Athletico Paranaense e Coritiba, neste domingo (5), na capital paranaense. Além disso, as equipes policiais conseguiram apreender artefatos explosivos, facas, pedaços de pau, estiletes, pedras e balaclavas para esconder o rosto.

O policiamento foi reforçado desde o início da manhã com a participação de equipes do serviço reservado da Polícia Militar, acompanhando a movimentação de torcedores de ambos os times.

Cerca de duas horas antes da partida, aproximadamente 300 torcedores da organizada do Coritiba saíram do Alto da Glória e seguiram para as proximidades do Passeio Público com o objetivo de interceptar torcedores do Athletico Paranaense que seguiam pela região central da cidade.

No entanto, equipes do Batalhão de Polícia de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE), do Batalhão de Polícia de CHOQUE e da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) já estavam preparadas para evitar o confronto.

Os torcedores do Coritiba avançaram contra a equipe policial e foi necessária a utilização de munições não letais para conter e dispersar a multidão.

“Nossas equipes já estavam monitorando desde antes do dia do clássico a movimentação dessas pessoas que se programam para brigar com torcedores adversários. A atuação rápida dos militares fez com que não tivéssemos o confronto entre torcidas rivais, apesar de eles investirem contra os policiais, sendo necessária nossa intervenção”, afirmou o comandante da Operação Futebol, capitão Erlington Jose Medeiros de Barros.

Ao todo, 20 pessoas foram detidas e encaminhadas pela Polícia Militar para lavratura e assinatura do termo circunstanciado, confeccionado pela própria PMPR.

“Nós realizamos reuniões com os integrantes das torcidas organizadas, justamente, visando coibir confrontos em todas as regiões da cidade, mas, infelizmente, isso não foi correspondido pelos torcedores e nossa atuação foi necessária para garantir a segurança, principalmente, daqueles que não estavam envolvidos com as brigas”, finalizou o capitão.

No final da partida, durante a dispersão das pessoas, dois grupos de torcedores do Athletico iniciaram um confronto, mas a situação foi controlada assim que as equipes policiais se aproximaram.

MANDADOS DE PRISÃO - As medidas preventivas adotadas antes da partida também resultaram em diversas abordagens com apreensões de objetos e prisão de três pessoas que possuíam mandado de prisão em aberto expedido pela justiça.