Polícia Militar apreende grande quantidade de eletrônicos e caixas de vinho em situação irregular e encaminha dois por descaminho, no Sudoeste do Paraná 21/09/2021 - 18:09

Em ações separadas, policiais militares do 3º Batalhão da PM (3º BPM), pertencente ao 5º Comando Regional da PM (5º CRPM), encaminharam duas pessoas pelo crime de descaminho, uma delas por contrabandear eletrônicos e a outra por levar consigo caixas de vinho argentino em grande quantidade. Os casos ocorreram nas cidades de Mariópolis e Coronel Vivida, no Sudoeste do Paraná, nesta sexta-feira e sábado (17 e 18/09).

Na ação mais recente, no sábado, a equipe que fazia patrulhamento pela rodovia PR 280, aproximando-se de Mariópolis, abordou um automóvel Nissan/Kicks suspeito. O condutor e a passageira, ambos com 43 anos, foram detidos enquanto os policiais faziam a abordagem do veículo, onde foi possível localizar 32 caixas de vinhos de diversas marcas, oriundas da Argentina. O rapaz acabou sendo encaminhado pelo crime de descaminho.

No dia anterior, outros policiais que faziam patrulhamento pelo bairro de Limeira, em Coronel Vivida, abordaram um carro VW/Golf que estava sendo conduzido por um rapaz, de 25 anos, junto a uma passageira, de 22. Com eles, nada de ilícito foi encontrado, porém, no carro, cerca de R$ 13.750,00 em equipamentos eletrônicos e bebidas foram localizados e apreendidos. O condutor também foi encaminhado.

De acordo com a Receita Federal, no caso do retorno de outro país com bebidas alcoólicas, os brasileiros podem trazer consigo até 12 litros de bebidas alcoólicas. Caso tragam um valor acima dessa cota mensal, eles devem ser declarados na aduana para o pagamento adequado das taxas alfandegárias.

Já no caso de compras no Paraguai, a Receita Federal coloca como limite o valor mensal de US$ 500,00 por pessoa em caso de retorno via terrestre ou voo nacional, e US$ 1.000,00 caso seja voo internacional. Compras acima desse valor devem ser registradas na Aduana da Ponte da Amizade para regularizar a vinda dos produtos ao Brasil. Em situações flagradas irregulares, a Polícia Militar pode chegar a apreender os objetos e encaminhar o suspeito pelo crime de descaminho, cuja pena pode chegar a 4 anos de reclusão.