Polícia Militar celebra 11 anos de criação do Batalhão de Operações Especiais na RMC 28/10/2021 - 14:30

Uma solenidade militar marcou os 11 anos de criação do Batalhão de Operação Especiais (BOPE) e comemorou a nova fase da unidade com a entrega de medalhas e comendas. O evento aconteceu na tarde desta quarta-feira (27/10), na sede da unidade em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

O evento iniciou-se com uma simulação de ocorrências. A primeira foi do Esquadrão Antibombas (EAB), onde uma equipe precisou verificar um artefato explosivo e fazer uma neutralização. Em seguida, o Comando e Operações Especiais (COE) fez uma incursão de rapel, com o apoio do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA). Por fim, a Equipe de Negociação (EN) fez o atendimento a uma situação de refém. Todas as situações foram encenadas para demonstrar um pouco do trabalho da unidade.

Para o Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Hudson Leôncio Teixeira, que já foi Comandante do BOPE, comemorar o aniversário é um momento muito importante. “O BOPE é uma unidade estratégica para a Polícia Militar do Paraná e esse é o momento de enaltecer o trabalho dos militares estaduais que se dedicam diuturnamente nas missões mais complicadas e complexas em todo nosso estado”, disse.

“Estamos numa nova fase com a separação das seis subunidades da antiga formatação do BOPE para a criação do Batalhão de Polícia de Choque. Esta mudança vai fazer com que os dois batalhões cresçam e aprimorem doutrinas e técnicas para atender melhor a sociedade”, explicou o comandante do BOPE, major Sergio Augusto Silva.

O major Sérgio salientou ainda que a unidade está com o Curso de Operações Especiais (COESP) em andamento. “Dos 41 policiais militares que iniciaram o curso, temos 12 alunos que superaram os desafios e permanecem no Coesp. Estamos em um momento em que vários cursos estão sendo ofertados na Corporação para difundir doutrina e toda a Polícia Militar ganha com qualidade no atendimento das ocorrências e no atendimento ao cidadão”, salientou o major.

HISTÓRIA – O Batalhão foi criado por meio do decreto 8.627 em 27 de outubro de 2010 com a estruturação em seis subunidades: A Companhia de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE), da Companhia de Choque, da Companhia de Operações com Cães (COC), da Equipe de Negociação (EN), do Esquadrão Antibombas (EAB) e da Companhia de Comandos e Operações Especiais (COE).

Mas a origem é de 46 anos antes, quando foi criada a Companhia de Operações Especiais (COE) em outubro de 1964. Em 1976 a unidade transformou-se em Companhia de Choque, com base no Quartel do Comando-Geral da PM, tendo como comandante o tenente Eugênio Semmer, que hoje está como coronel da reserva remunerada. Dali surgiram as atuais nomenclaturas da RONE, do Canil e do atual COE (Comandos e Operações Especiais), bem como das demais subunidades.

Neste ano, o BOPE passou por uma reestruturação e, em 5 de agosto, através do decreto 8.241, as subunidades de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE), de Choque e de Operações com Cães formaram uma nova unidade especializada, o Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), permanecendo o Esquadrão Antibombas (EAB), o Comando e Operações Especiais (COE) e a Equipe de Negociação no BOPE.

HOMENAGENS – Durante o evento foram entregues a Comanda de Operações Especiais, a maior honraria do BOPE, em reconhecimento àqueles que se destacaram além do cumprimento do dever e deixando suas ações como exemplos a serem seguidos. Também foi entregue a Medalha de Mérito de Operações Especiais, conferida anualmente na data de comemoração de aniversário do BOPE para homenagear os militares e pessoas da comunidade que colaboraram com a segurança pública, em especial para o fortalecimento das ações do BOPE.

O tenente-coronel Marcio Antônio Machado, que comandou o BOPE durante um ano e quatro meses, foi condecorado com a Comenda de Operações Especiais. “Foram mais de 30 anos trabalhados na Corporação e tive o privilégio de trabalhar com excelentes policiais. Fico muito feliz de receber essa honraria, mas ela carrega o louvor de todos aqueles que trabalharam comigo. Então hoje eu olho para trás e vejo que vale a pena, pois levo daqui amizades para a vida toda”, disse.

Para o tenente Vinícius Castro Rodrigues, que hoje atua no BPChoque, receber a Medalha de Mérito de Operações Especiais marca a carreira. “Essa unidade me acolheu em Curitiba, pois eu moro no interior do estado e quando eu recebi o convite para ingressar no então BOPE eu fiquei muito feliz e de pronto aceitei. Hoje agradeço essa homenagem, pois tive o privilégio de trabalhar ao lado dos melhores”, explicou.

Outro que foi homenageado com a Medalha de Mérito foi o sargento André Damião dos Santos, que atuou no BOPE entre 2014 e 2018 e hoje está no Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde. “A gente se apega muito às unidades que trabalhamos e ainda tenho planos de retornar para o BOPE. É uma satisfação pessoal receber essa honraria após ficar por tanto tempo na unidade e de ter participado de todos os cursos do BOPE”, disse.