Polícia Militar do Paraná realiza nivelamento da Patrulha Maria da Penha com foco na Operação Mulher Segura 12/03/2025 - 15:32

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) está promovendo, entre os dias 11 e 13 de março, o Nivelamento de Prevenção à Violência Doméstica e Familiar, evento voltado à capacitação para a Operação Mulher Segura. A iniciativa foi organizada pela Coordenadoria da Patrulha Maria da Penha, em parceria com a Câmara Técnica da Maria da Penha, e reúne 130 policiais de todas as unidades operacionais do estado. Pelo menos três representantes de cada unidade participam da formação.
O evento está acontecendo no Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), e ao longo desses três dias os participantes assistiram a vinte palestras, ministradas por policiais militares, além de especialistas do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) e do Ministério Público (MP-PR). Os temas abordados incluíram estratégias de combate à violência doméstica, protocolos de atendimento às vítimas, medidas protetivas e o papel das forças de segurança na garantia dos direitos das mulheres.
“O nivelamento vem para dar uma visão sobre este assunto, para ver a importância desse programa e poder inserir essas ideias na unidade, eu mesmo anotei vários insights para levar para o batalhão como projetos e colocá-los em prática, então até o momento estou achando muito valioso e esclarecedor”, relatou o tenente-coronel Radamés, que esteve presente para assistir as palestras.
A capitã Carolina Pauleto Ferraz Zancan, integrante da Câmara Técnica da Maria da Penha, deu uma palavra sobre o assunto principal do nivelamento, “a violência doméstica impacta não somente a pessoa que está envolvida naquela situação de violência, mas toda a sociedade de uma maneira geral, principalmente as pessoas que chamamos de vítimas indiretas. Então precisamos focar nossas energias na prevenção ao feminicídio, pois nós temos sim responsabilidade, não só com essas mulheres vítimas de feminicídio como também com as vítimas indiretas, disse a capitã em entrevista.
Por fim, o chefe da coordenadoria da Patrulha Maria da Penha, capitão Victor Rodrigo Amaral, reafirmou o objetivo do evento. “É um programa, relacionado aos direitos humanos e à proteção à mulher, desta forma a ideia é que os policiais militares tenham conhecimento e saibam fazer as visitas preventivas, as visitas de fiscalização de medidas protetivas de urgência e entendam a lógica de priorização dos casos à rede de proteção, afinal precisam estar conectados com outros órgãos públicos também.”
A PMPR afirma que o nivelamento tem o objetivo de aprimorar o trabalho das forças de segurança no atendimento às vítimas de violência doméstica, garantindo mais eficiência e proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade.
Comunicação Social da PMPR