Polícia Militar forma 36 policiais militares como educadores sociais do Proerd em Curitiba 05/10/2019 - 12:40

Por Marcia Santos

Jornalista PMPR

Integrantes de unidades da PM participaram do XVIII Curso de Capacitação de Educadores Sociais PROERD – Categoria Instrutor, e receberam o certificado de conclusão do curso na sexta-feira (14/10) durante uma cerimônia na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais. Com os conhecimentos adquiridos, os militares estaduais agora podem palestrar em unidades de ensino de todo o estado pelo Programa Educacional de Resistência ás Drogas e à Violência (PROERD).


“O curso durou 12 dias, atividades intensas, justamente para que eles estejam preparados para estarem atuando, somando aos instrutores que já temos na aplicação do programa em todo o estado do Paraná. Tenho certeza que com a capacitação desses 36 novos educadores nós estaremos recebendo um reforço de policiais com condições de estar atuando na essência da atividade da Polícia Militar que é a prevenção, principalmente a prevenção nas escolas, onde está o futuro da nossa nação”, destacou o Comandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), tenente-coronel Mario Jorge Alves Lopes.


O Diretor-Comandante da APMG, coronel Ronaldo de Abreu, explicou que a capacitação de militares estaduais é constante na unidade para que a população possa contar com o melhor atendimento. “a Academia é voltada para a aprendizagem, para formar e aperfeiçoar os nossos policiais militares na busca de uma melhor qualificação e, principalmente, para que esse retorno seja muito positivo para a nossa população, em especial o Proerd para a comunidade escolar, o qual ele se destina”, disse.


O curso foi coordenado pelo BPEC, tendo como facilitador o coordenador técnico do Proerd da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ), major Antônio Luiz Pereira Lima. “Nessa capacitação procuramos focar na transformação do policial militar, às vezes ele vem do serviço operacional e chega ainda com uma espécie de armadura e como ele vai trabalhar com criança é importante que nós façamos um trabalho psicológico, um trabalho voltado para que esse policial aprenda a se despir dessa armadura para trabalhar com crianças e adolescentes”, detalhou.


O tenente-coronel Mario Jorge explica que a presença do militar estadual no meio escolar tem se fortalecido nos últimos anos, graças a participação ativa na segurança de alunos, professores e pais. “Algumas situações provocaram essa condição de estar dando ênfase na questão da segurança escolar e nós, do Batalhão de Patrulha Escolar, por meio dos programas Patrulha Escolar Comunitária, Proerd e, mas recentemente, o Projeto Escola Segura, temos atuação direta na questão de segurança escolar. Nas atividades de prevenção, em sintonia com a escola, com a família e com a Polícia Militar”, explicou.

GALERIA DE IMAGENS