Policiais da PMPR buscam medalha nas Paralimpíadas Militares, em São Paulo 04/10/2023 - 10:18

Na útima terça-feira (3), uma delegação de policiais militares do Paraná partiu rumo a São Paulo para participar das Paralimpíadas Militares, um evento de destaque que reúne militares e agentes de segurança pública civis com deficiência física de todo o Brasil. Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, o evento ocorrerá até o próximo dia 7 e promete ser uma oportunidade de superação e destaque para os atletas paranaenses.

Antes da viagem, ainda na segunda-feira (2), os atletas foram recebidos no Quartel do Comando-Geral pelo Chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel Valmor Anderson Pereira. O coronel aproveitou a oportunidade para parabenizar os militares pela participação nas competições, algo que engrandece o nome da instituição, ao mesmo tempo em que lhes desejou sorte nas novas etapas. "Para nós, enquanto instituição, é extremamente gratificante ver os resultados da dedicação e superação destes policiais, o que tem lhes permitido alcançar resultados extremamente posisitvos", afirmou o Chefe do Estado-Maior da PMPR.

Entre os destacados competidores do Paraná está o soldado Romualdo Gomes, que perdeu uma de suas pernas após um confronto armado em 2021. Ele compete na categoria de tiro esportivo e vê neste evento uma chance de se destacar em sua modalidade. “Diante dos desafios de hoje, eu compreendi que estar numa prova desta importância é muito gratificante para a minha trajetória de vida. Tenho muito a conquistar pela frente, com muita dedicação e treino, quem sabe em 2028 eu possa estar nas Paralimpíadas de Los Angeles”, declarou o soldado Romualdo.

A cabo reformada Luci Maria de Lima também representa o Paraná nas Paralimpíadas Militares, competindo na categoria de tiro esportivo com carabina, na divisão feminina. A cabo Luci, que teve a perna amputada devido a um acidente motociclístico, recentemente conquistou duas importantes medalhas. A primeira delas foi a medalha de ouro na Copa Brasil de Tiro Esportivo, realizada em julho, no Rio de Janeiro. Em outubro de 2022, ela voltou a subir ao pódio ao conquistar a medalha de ouro no Campeonato Conexão Paralímpica, em João Pessoa, na Paraíba. Seu objetivo profissional é claro: além de conquistar uma medalha nestas Paralimpíadas, ela almeja integrar a seleção brasileira.

O preparador físico dos policiais, Vitor Hugo, expressou confiança em relação ao desempenho dos atletas paranaenses na competição. A preparação física intensiva demonstra o comprometimento dos militares em levar o nome da PMPR e do estado ao pódio.

Outro participante de destaque do Paraná é o sargento Wilson Stein Sobrinho, de 61 anos, que perdeu uma de suas pernas em um acidente de carro. Reformado em 2016, ele busca a excelência nas competições e almeja uma medalha na categoria de tiro esportivo com carabina. A participação nas Paralimpíadas Militares é uma prova de que a dedicação aos esportes adaptados transcende a carreira militar.

As Paralimpíadas Militares fazem parte do Programa Militar Paralímpico (PMP), que tem como principal objetivo promover o esporte paralímpico como uma ferramenta de aprimoramento da qualidade de vida dos militares e agentes de segurança com deficiência física. Além disso, a competição conta com disputas de tiro com arco e tiro esportivo, modalidades que também servem para identificar possíveis talentos esportivos destinados ao esporte de alto rendimento.

Atletas dedicados e determinados como o soldado Romualdo, cabo Luci e sargento Stein, promovem o fortalecimento do esporte paralímpico paranaense e elevam o nome da Polícia Militar do Paraná para além das divisas do estado.

Comunicação Social da PMPR.