Policiais militares de Ponta Grossa evitam suicídio e salvam menino engasgado no final de semana 21/10/2020 - 11:43

Duas situações marcaram o plantão de final de semana do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM), em Ponta Grossa (PR), e resultaram em duas vidas salvas. Uma adolescente, de 15 anos, que tentou se matar ao pular de um viaduto, foi amparada pelos policiais militares. O outro caso, um menino de quatro anos engasgado com carne foi socorrido por um policial na 2ª Companhia do batalhão.

Na tarde de sábado (17/10), os policiais militares estavam indo à sede da Cavalaria do 1º Batalhão quando se depararam com uma adolescente, de 15 anos, pendurada do viaduto Santa Terezinha, ameaçando se jogar na BR 376. Segundo o Boletim de Ocorrência, os soldados Diego Tozetto Moreira e Aline Lopes de Lima viram que havia uma aglomeração de pessoas próximo à vítima, e trataram de isolar o local para que os trabalhos pudessem ser feitos sem interferência de curiosos.

A adolescente, segundo o Boletim de Ocorrência, demonstrou estar irredutível, e a cada tentativa de aproximação dos policiais, ameaçava se jogar. A menina estava do lado de fora da grade de proteção do viaduto, calçando apenas chinelos, e caso escorregasse a queda seria fatal. Diante da situação, a soldado Aline iniciou a negociação com a menina, e aos poucos ganhou a confiança dela, se aproximando cada vez mais. A policial militar estendeu a mão e se colocou a disposição para ajudar a garota, e assim que estava mais perto dela, deu um forte abraço e, com a ajuda do companheiro de equipe, conseguiu retirá-la do local.

Ao ser amparada pelos policiais, ela foi levada de viatura até a sede do 1º Batalhão, onde aguardou a chegada de uma ambulância do Samu. Após os primeiros atendimentos, ela foi levada ao Pronto Socorro Municipal da cidade. O Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar a menina.

Segundo o Boletim de Ocorrência, no início da noite de domingo (18/10), os policiais militares estavam na sede da companhia quando o pai da criança chegou em prantos com o filho de quatro anos já inconsciente. O soldado Ayrton Aruanã Ramalho Ott pegou o menino e iniciou os procedimentos de desobstrução das vias aéreas.
Com algumas tentativas o policial conseguiu que a criança voltasse a respirar, jogando pela boca um pedaço de carne que estava bloqueando a passagem de ar. Mesmo reanimada, o menino foi levado pela viatura do Samu ao Hospital da Criança para a continuidade do atendimento médico.