Policiamento Solidário e Satélite reforçam ação policial na Capital 24/03/2022 - 21:37
Nesta quarta-feira (23/03) teve início o “Policiamento Satélite” e o “Policiamento Solidário” (que encontram-se em fase de teste) através do policiamento preventivo nos 75 bairros existentes na região de Curitiba, divididos em áreas Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro.
As equipes, oriundas do Esquadrão de Eventos, atuam em turnos desde a manhã até a noite e são aplicadas aproximadamente 70 viaturas.
Para que a viatura esteja num determinado local, é produzido um estudo da região e avaliado os eixos que apresentam grande circulação e fluxo de pessoas e veículos, além da presença de comércios. Através das informações adquiridas, é realizado o ponto-base (PB) em cruzamentos de via, sinalizado através de cones na pista, nos locais que apresentaram a necessidade da presença maciça da polícia. O ponto-base fixo é denominado Policiamento Solidário.
O Policiamento Satélite funciona como uma base comunitária através de um módulo móvel, onde a população pode conversar com os policiais, tirar dúvidas, solicitar informações. Trata-se de um policiamento de proximidade com a sociedade. Há também uma viatura composta por dois policiais que patrulha no raio de 2 km deste módulo e realiza mini-bloqueios e abordagens, diariamente, com o objetivo de apreender armas, drogas, recuperar veículos com alerta de furto e roubo e prender indivíduos com mandado de prisão expedidos. São realizadas visitas comunitárias tanto em eixos comerciais como residenciais reforçando a missão preventiva e repressiva.
Estas modalidades de policiamento prestam apoio logístico para os batalhões de área, possibilitando que as viaturas destas unidades priorizem o atendimento de ocorrências repassadas via 190.
Para o Comandante do Esquadrão de Eventos, Capitão Marco Aurélio Xavier, quando o condutor do veículo estiver se aproximando de uma determinada via, irá visualizar o aparato policial em cima da calçada, o giroflex acionado, a luz da viatura acesa, os cones no asfalto e vai sentir-se protegido pois sabe que está havendo uma ação policial no local.
Em decorrência dos policiamentos, o comerciante Délio Canabrava revelou se sentir mais seguro. “Eu saio cedo para levar as crianças e durante o trajeto entre o Centro e o Jardim Botânico, vi várias viaturas, uma espécie de ação policial. É claro que a gente já tem uma cidade cuidada mas hoje vi com um pouco mais de ostensividade e fiquei satisfeito pois a presença policial sempre inibe qualquer tipo de delito”, disse.
Comunicação Social da PMPR.