RPMon forma 16 oficiais no Curso de Policiamento Montado em Curitiba 04/12/2021 - 10:00

O Regimento de Polícia Montada Coronel Dulcídio (RPMon) formou, na tarde desta sexta-feira (03/12), 16 oficiais no Curso de Policiamento Montado (CPMon) – Categoria Oficiais/2021. O evento aconteceu na sede da unidade em Curitiba, na Capital do estado, quase 11 anos depois do último curso e contou com uma elegante e coordenada apresentação dos formandos e dos seus cavalos.

Segundo o Comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), coronel Wagner Lúcio dos Santos, o CPMon foi criado há 22 anos e teve a sua última turma no ano de 2010. “Esse é um curso que trabalha com um policiamento muito tradicional, que é o policiamento hipomóvel, e agrada muito a comunidade. Por isso, para nós é motivo de orgulho poder formar esses oficiais que serão multiplicadores desse conhecimento no Paraná e em outros estados”, disse.

Em 2021 o CPMon passou a integrar oficialmente o rol de cursos de especialização do sistema de ensino da PMPR. Ao todo, já se formaram 125 policiais militares e uma policial civil e o curso tem como objetivo especializar oficiais para o comando de efetivos policiais que desenvolvem o policiamento montado, bem como para a gestão de unidades montadas.

O CPMon possui um total de 487 horas/aula, distribuídas na área de ensino fundamental, como equitação I e II, contenção e transporte de equinos, iniciação do cavalo policial, hipologia e bem-estar animal. No ensino profissional são ofertadas matérias como, policiamento montado, choque montado, ordem unida a cavalo, tiro montado, educação física militar e estágio supervisionado.

De acordo com o Comandante do RPMon, tenente-coronel Emídio Angelotti, o CPMon exige coragem dos alunos, pois é um curso que depende de um animal que, muitas vezes, tem vontade própria. “É um curso muito difícil, desde o teste de habilidade para ingressar e é um curso pesado, pois requer muita dedicação, precisa montar todos os dias, a limpeza dos cavalos e das baias são os próprios alunos que fazem, então nós estamos muito orgulhosos por esses oficiais”, disse.

O tenente-coronel Angelotti foi aluno do curso no ano de 2010 e lembrou disso durante a leitura da ordem do dia ao destacar a importância do curso. “Tenho certeza que concluir esse curso me proporcionou a honra de comandar essa unidade e o CPMon se trata de preparar homens e mulheres para comandar tropas montadas nas diversas demandas apresentadas pela sociedade, seja na atividade-fim ou mesmo em ações sociais, como a equoterapia”, discursou.

Concluir um curso é uma fase importante na carreira de qualquer policial militar, mas para o tenente Felipe Vicentini o CPMon foi marcante ao concluir com a melhor nota da turma. “Desde que entrei na Polícia Militar, essa foi a primeira vez que tive a oportunidade de participar desse curso e tenho muito orgulho de todos que trabalharam comigo aqui dentro, desde o Curso de Soldado depois como tenente e dedico essa vitória a todos esses policiais que estão ao meu lado no dia a dia”, disse.

A tenente Hosana Marjory Rocella Wosniak Taborda sempre teve o sonho de participar do curso, de atuar no Regimento e concluiu a formação com a segunda colocada da turma. “Já montava cavalo desde o Colégio da Polícia Militar e esse curso veio em um momento muito bacana e esperei com muita vontade de poder fazer parte deste momento. Passamos por momentos difíceis, mas todos nós saímos vitoriosos e hoje é um dia de coroar esse ciclo de amizade e parceria”, contou.

Além dos oficiais da Polícia Militar do Paraná, também participou do Curso de Policiamento Montado o tenente André Diego Marques Rosa da Polícia Militar de Santa Catarina. “Foi muito gratificante pra mim poder participar desse curso, pois sou Comandante do Esquadrão de Polícia Montada em Joinville e a partir de agora sei que poderei gerenciar melhor a minha unidade, o meu efetivo e contribuir, de uma forma ainda mais eficaz, com a segurança da sociedade joinvilense”, disse.