Sargento da Polícia Militar faz doação de equipamentos de reabilitação e ortopedia para a Seção de Ação Social da Corporação 20/01/2021 - 12:07

Tenente Iuri Cavalli
Comunicação Social da PMPR

Na manhã dessa segunda-feira(18), o sargento Odair José de Castro, que serve na 5ª Seção do Estado-Maior, fez a entrega de equipamentos de reabilitação e ortopedia para a Seção de Assistência Social(SAS) da Polícia Militar, no bairro Rebouças, em Curitiba. A SAS é uma seção da Diretoria de Pessoal(DP), e tem como missão o auxílio social e psicológico aos policiais militares que passam por problemas de saúde, bem como aos familiares que possam ser afetados por esses problemas. Embora a atuação da SAS seja mais focada na assistência psicológica, a seção presta uma série de outros auxílios, dentre eles o empréstimo gratuito de equipamentos de reabilitação e ortopedia para policiais militares da ativa e da reserva.

Para atender essa demanda, a SAS adquire regularmente esses equipamentos, mas como a demanda é alta e também há deterioração natural pelo uso severo, o recebimento desse tipo de material é sempre oportuno. E foi sabendo dessa realidade que o sargento Castro decidiu direcionar R$ 3.900,00 para a compra e doação desses materiais à SAS, sendo 4 cadeiras de rodas, 4 almofadas de assento, 2 andadores, 5 muletas axilares e 4 botas ortopédicas. Os recursos foram provenientes uma campanha de arrecadação promovida por amigos do sargento Castro, com a finalidade de ajudá-lo a quitar uma dívida decorrente de um acidente no qual o graduado se envolveu enquanto dirigia uma viatura da Polícia Militar no atendimento de uma ocorrência policial, há alguns anos. O objetivo inicial da campanhia era arrecadar apenas o montante necessário para quitar a dívida, no valor de R$ 41.000,00. Mas a adesão dos amigos do sargento Castro foi tanta que o valor foi rapidamente atingido e ultrapassado, chegando a quantia líquida de R$ 44.900,00.

Uma das maiores responsáveis pelo sucesso da campanha foi a senhora Fernanda Marchione, que é estudante de Serviço Social e já trabalhou na SAS. Conhecendo bem as necessidades da seção, a Fernanda sugeriu ao sargento Castro que a sobra, no valor de R$ 3.900,00, fosse revertida em favor de outros policiais militares: “Quando nós iniciamos a campanha em prol do sargento Castro a gente tinha um objetivo de atingir R$ 41.000,00, e nós não imaginamos que iríamos atingir esse objetivo tão rápido, e muito menos que sobraria algum valor. Mas assim que finalizamos e verificamos que sobrou, nós pensamos em reverter essa sobra em benefício dos policiais militares, e a Seção de Assistência Social faz um grande trabalho de atendimento social e psicológico para os policiais, principalmente aqueles em situação de maior vulnerabilidade, aqueles que estão na reserva. Como eu trabalhei na SAS por um ano e oito meses, eu sei que a demanda é muito grande e há muita necessidade desses materiais ortopédicos, então eu sugeri ao sargento Castro que esse valor que veio a mais fosse direcionado para a compra desses materiais que vão servir a outros policiais que estejam precisando dessa ajuda.”

O chefe da SAS, capitão Rafael Cordasco Penkal, foi quem recebeu os materiais, e falou sobre o pioneirismo da doação e do público que será atendido com os materiais doados: “É uma das primeiras iniciativas que a gente recebeu aqui de doação de materiais novos, materiais de qualidade, e a gente só tem a agradecer. A destinação desses materiais é justamente para atender os nossos policiais militares que venham a necessitar de cadeiras de rodas, muletas, andadores. E além dos policiais militares, nós atendemos também os familiares dentro da linha de dependência, então nós acreditamos que essa doação será revertida em benefício de um grande número de pessoas que necessitem desses equipamentos auxiliares de locomoção.”

O sargento Odair José de Castro falou que foi uma verdadeira benção que ele recebeu e que ficou ainda mais feliz por poder ajudar outros policiais militares: “No início a gente não sabia qual era a dimensão que essa campanha alcançaria, e no dia 24 de dezembro a gente conseguiu finalizar e viu que superou a expectativa. O valor arrecadado foi suficiente para quitar a dívida e ainda sobrou um montante, e a gente queria destinar essa sobra para ajudar outros policiais. E então, por uma sugestão da Fernanda Marchione, a gente decidiu ajudar o SAS e procurou o capitão Penkal, ele fez uma lista de alguns materiais que eles necessitavam. Graças a Deus nós conseguimos comprar esses materiais e hoje estamos aqui entregando para o SAS. Então, já foi uma benção eu receber essa ajuda para a quitação da dívida, e eu ainda fiquei mais feliz que esse resultado positivo vai continuar produzindo frutos através do trabalho do SAS com esse material que a gente conseguiu comprar.” E aproveitou para agradecer as pessoas que o ajudaram na campanha: “Eu quero agradecer a todos que se sensibilizaram com a minha situação e deram apoio para que a gente pudesse arrecadar tão rapidamente o valor necessário. Eu agradeço por terem me presenteado a mim e a minha família, que também estava sofrendo com essa situação. Agradeço especialmente à Fernanda Marchione, que foi incansável e decisiva para o sucesso da campanha, e também às pessoas e empresas que viabilizaram os brindes da campanha: o Marcos da Pegasus Armas e Munições, à AMAI que intermediou o contato com o senhor Frank do Hotel Fazenda Casarão do Vale e ao Sérgio Pasquale da Algemas Brasil. A todos o meu muito obrigado, de coração.”