Solenidade com entrega de moedas comemora aos 26 anos da RONE, em Curitiba 16/07/2018 - 11:20
Por Marcia Santos
Jornalista PMPR
Em comemoração ao 26º aniversário da Companhia de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE), subunidade do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), foi feita uma solenidade no Quartel do Comando-Geral da PM, em Curitiba, na manhã desta sexta-feira (13/07). Durante a solenidade foram entregues certificados e moedas da subunidade a militares estaduais da Reserva Remunerada, da ativa e aos familiares de um soldado morto em serviço.
O Subcomandante-Geral da Polícia Militar, coronel Arildo Luis Dias, em seu discurso, disse que a PM faz pelo estado do Paraná o que nenhuma outra instituição faz. “O BOPE, a RONE são provas disso, a dedicação é intensa e sem dia e nem hora para acontecer. Por isso, é uma grande satisfação estar aqui, neste evento festivo, em que homenageamos aqueles que combateram e que deram a sua vida em prol de uma causa que a RONE acredita: fazer desta sociedade, um ambiente melhor para se viver.”
Um dos comandantes da RONE (enquanto ela pertencia à antiga Companhia de Choque) coronel Chehade Elias Geha, que hoje é o comandante do 6º Comando Regional de Polícia Militar (6º CRPM), foi homenageado e ressaltou também os sacrifícios que os policiais fazem em prol da sociedade, muitas vezes em detrimento de suas próprias famílias.
“Quantas vezes ficamos ausentes e distantes de familiares em datas festivas, natal, páscoa, ano novo, Dia das mães, dos pais, das crianças… Para ser policial precisa ter um amor muito grande, institucional e pela vida daqueles que nós protegemos. Em nosso juramento prometemos sacrificar a vida pela sociedade e isso significa, também, ficar longe dos familiares, na maior parte do nosso tempo de profissão, para cuidar do próximo e, neste cuidado, muitos de nós perdemos a vida”, enfatizou.
Para o Subcomandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), major Paulo Renato Aparecido Siloto, lembrou da coragem, da dedicação e da presteza com as quais, não só a RONE, mas todas as subunidades do BOPE desenvolvem seu trabalho. “Que esses policiais, abnegados, dedicados e comprometidos, continuem dando a resposta que a sociedade merece. A RONE está aí para prestar o melhor serviço possível à comunidade.”
Para o atual Comandante da RONE, capitão Joao Waldemar Serpa Burger, é importante prestar essa homenagem como reconhecimento aos policiais “não só aos que ainda estão presentes, mas aos que prestaram seus serviços, deram suas vidas em benefício da sociedade paranaense, dos quais lembramos com saudosismo e muito respeito.”
HOMENAGENS – Durante a solenidade foram homenageados vários policiais militares que passaram por essa subunidade e se destacaram ao longo de suas carreiras, aqueles que ajudaram a construir a história da RONE. “É importante ser reconhecido. A RONE é a minha segunda casa, passei 33 anos aqui, fico muito feliz em rever os amigos e ser reconhecido pelo meu trabalho”, disse um dos homenageados, sargento da Reserva Remunerada Gilberto Silva.
Também foi feita uma homenagem à família do Soldado Adriano Andrigo Pires, morto uma ocorrência policial atendida pelo BOPE em abril deste ano. O militar estadual tinha 28 anos e ingressou na corporação em maio de 2012, após sua formação no Curso de Formação de Soldados do 20º Batalhão da PM. Em 2015 passou a integrar o efetivo da RONE, subunidade do BOPE.
“Ele significa muito para mim, está fazendo uma falta tremenda para a nossa família. Peço aos policiais colegas dele, que nunca deixem de rezar para que isso não aconteça com suas famílias”, disse o pai do soldado Andrigo ao agradecer a homenagem póstuma que a família recebeu. O certificado entregue à família, entre outros dizeres, continha o seguinte: “(…) Sou aquele que protege o seu sono quando você dorme. Sou aquele que esquece a fome, o frio, o calor, o cansaço e chora escondido para não demonstrar fraqueza (…).”
Entre as autoridades presentes estavam o Subcomandante Geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Arildo Luis Dias, o comandante do 6º Comando Regional de Polícia Militar (6º CRPM), coronel Chehade Elias Geha, o Chefe do estado Maior da PM, coronel Antônio Zanatta Neto, o Ajudante Geral da Polícia Militar, coronel Reginaldo Silva de Oliveira, o representante do 1º Comando Regional de Polícia Militar (1º CRPM), tenente-coronel Willian Kuczynski, o Subcomandante do 6º Comando Regional da PM, tenente-Coronel Samir Wassouf, o Subcomandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), major Paulo Renato Aparecido Siloto, além de outros oficiais e praças (da ativa e da reserva remunerada) convidados e amigos.


