Tenente-coronel Luciano Cordeiro assume o Regimento de Polícia Montada da PMPR 15/02/2023 - 08:40

O tenente-coronel Luciano Cordeiro assumiu, nesta terça-feira (14), o comando do Regimento de Polícia Montada (RPMon) da Polícia Militar do Paraná. Ele assume no lugar do tenente-coronel Roberto Ribeiro dos Santos Júnior que segue para a reserva remunerada.

O RPMon tem 143 anos. Ele foi criado em 28 de junho de 1879 e é a Unidade mais antiga da Polícia Militar. Participou do Cerco da Lapa (Revolução Federalista entre 1893 e 1895), passando a chamar-se Regimento de Polícia Montada “Coronel Cândido Dulcídio Pereira” em 1968.

O secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, que já foi o comandante-geral da PMPR, esteve presente na solenidade e destacou o trabalho de ambos os tenentes-coronéis dentro da corporação.

“Dois comandantes extremamente capacitados e que elevam o nome da Polícia Militar do Paraná. É importante manter esse bom trabalho dentro do Regimento para que isso reflita na sociedade, promovendo mais segurança, principalmente, nos grandes eventos que acontecem no estado e que a Cavalaria tem atuação fundamental”, disse o secretário.

Para o comandante do Comando de Policiamento Especializado, coronel Mario Henrique do Carmo, por ser a unidade mais antiga da corporação, a Cavalaria seguirá com um comando diferenciado e desejou sorte ao novo comandante.

“Nós agradecemos o tenente-coronel que agora segue para a reserva remunerada e desejamos muita sorte ao tenente-coronel que assume essa importante unidade da Polícia Militar do Paraná. A Cavalaria é o símbolo da corporação, sendo a unidade mais antiga e que serve de inspiração para muitos de nós, militares estaduais”, comentou.

O novo comandante do Regimento de Polícia Montada, tenente-coronel Luciano Cordeiro estava, até então, à frente do Centro de Operações Policiais Militares (COPOM). Ele agradeceu a oportunidade de retornar ao RPMon, desta vez, para ser o comandante.

“Eu já atuei aqui em outra oportunidade e fico até sem palavras para agradecer a confiança do comando-geral da Polícia Militar. É um desafio seguir o bom trabalho que foi realizado até aqui e vamos colocar em prática os objetivos de melhorar cada vez mais a Cavalaria que é cada vez mais importante para a corporação”, destacou.

Já o agora ex-comandante do RPMon agradeceu a Polícia Militar pelos 35 anos de atuação. “Foi um período desafiador, pois, assumi no final da pandemia da Covid-19, e conseguimos manter as atividades do Regimento em pleno funcionamento. Porém, conseguimos realizar obras importantes do RPMon como pinturas, reformas das duchas dos cavalos, das baias e adquiridos cavalos para melhorar cada vez mais a Cavalaria”.

CAVALARIA – O Regimento de Polícia Montada conta com mais de 160 cavalos que atuam em todo o Estado do Paraná, realizando patrulhamentos e garantindo a segurança em eventos com grandes públicos e situações em que há a necessidade de se manter a ordem pública.

Comunicação PMPR