Três policiais militares do Paraná concluem estágio de preparação para missão de paz e estão aptos a atuarem como Policial das Nações Unidas 22/12/2020 - 14:50
Marcia Santos
Jornalista Responsável
Os militares estaduais do Paraná Sargento Jefferson Rodrigues, Tenente Mateus Ferreira da Silva e o Tenente Daniel Antonio Sanshes Picoli, pertencentes a batalhões de PM, concluíram o Estágio de Preparação para Missão de Paz (EPMP) e Curso de Proteção de Civis. Agora eles estão aptos a atuarem nas operações de missões pela paz e proteção dos direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU). O treinamento foi realizado no período de outubro a novembro de 2020, no Centro Conjunto de Operações de Paz da ONU no Brasil (CCOPAB), no Rio de Janeiro.
Durante dois meses, 41 militares das forças do Brasil exército, marinha, aeronáutica e outras policias são preparados para executar diferentes tarefas, em ambiente multicultural, as quais simulam situações que vivenciarão durante a função. Após a conclusão deste treinamento, estão aptos para a missão pela manutenção da paz e ações humanitárias da ONU pelo mundo.
Para o tenente Mateus do 13º Batalhão da Polícia Militar (13º BPM) o curso foi bem proveitoso, principalmente pela integração e conhecimento adquirido. “Nós tivemos contato com outras forças (exército, marinha e aeronáutica) e as outras polícias, isso possibilitou uma integração muito interessante de conhecimento. Acredito que eu e meus colegas do curso estamos completamente preparados pra ir à missão”, ressaltou.
O estágio possui carga horária de 388 horas-aula, dividido em três fases, no qual inclui treinamento teórico e prático, conduzidos inteiramente no idioma inglês. O objetivo é a qualificação e preparação de militares estaduais e das forças armadas, de todo Brasil, para exercerem a função de Policial das Nações Unidas (militares estaduais) e, também, Oficial de Estado Maior e Observador Militar (forças armadas).
O tenente Daniel, atuante na Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU), do 1º Comando Regional da Polícia Militar (1º CRPM - Aifu) tinha a missão de paz como um objetivo na carreira, o qual se especializou para preencher os requisitos. “Ir para uma missão de paz era algo que eu tinha como objetivo dentro da carreira de policial militar. Vai ser uma experiência enriquecedora, tanto por ter contato com as outras culturas, quanto por ter contato com policiais militares de todas as partes do mundo e trabalhar junto com eles”, disse.
O sargento Rodrigues (BOPE) foi o único praça a participar do treinamento e destacou que o momento representa uma satisfação tanto pessoal, quanto para a classe militar, além de beneficiar a sociedade. “Me sinto privilegiado, primeiro, por ser policial militar e um pouco mais por representar os praças, já que fui o único da categoria a participar. Além disso, nós temos a oportunidade, ao mesmo tempo, de fazer o bem, ajudar as pessoas e ainda conhecer o mundo”, destacou.
Para a realização do estágio, os militares passam por um processo seletivo, publicado em edital e, realizam uma prova. Esta ocorreu ao final de 2019, no Rio de Janeiro, e culminou na aprovação destes militares estaduais.