143 ANOS DO RPMON 27/06/2022 - 22:03

Nesta última sexta-feira (24/06), o Regimento de Polícia Montada (RPMON) comemorou 143 anos de existência. Durante a cerimônia, foi realizado o encerramento do Curso de Policiamento Montado (CPMON) e a entregas de medalhas.

Foi criado em 28 de junho de 1879 e é a Unidade mais antiga da Polícia Militar do Paraná. Participou do Cerco da Lapa (Revolução Federalista entre 1893 e 1895), passando a chamar-se Regimento de Polícia Montada "Coronel Cândido Dulcídio Pereira" em 1968.

A medalha "Heróis da Cavalaria" é a maior condecoração do RPMon e contempla militares, civis, entidades públicas e privadas pela contribuição e pelos auxílios dispensados a Unidade.

Entre os agraciados esteve o Presidente da Confederação Brasileira de Hipismo, Fernando Augusto Sperb. Grato com a homenagem, afirmou “eu tenho uma ligação com o Regimento de Polícia Montada pois pratico hipismo desde que era criança e já participei de muitas competições aqui. Foi uma honra receber essa condecoração, realmente emocionante!”.

Também houve o encerramento do Curso de Policiamento Montado categoria praças, com 334 horas de duração. O objetivo deste curso foi proporcionar o conhecimento necessário para aplicação das vertentes da Polícia Montada e suas áreas de atuação. O corpo docente foi composto por oficiais, praças da ativa e da reserva remunerada tanto da PMPR quanto da PMERJ, militares do Exército Brasileiro e civis. Todos com formações específicas que envolvem a Equitação Militar, Policiamento Montado, Veterinária e Doma Racional de Equinos.

A Prefeita de Pinhais, Rosa Maria de Jesus Colombo, esteve presente e agradeceu ao convite. Elogiou o trabalho executando, em especial a Equoterapia, parabenizando cada policial envolvido.

A Unidade conta com 163 cavalos que atuam em todo o Estado do Paraná, realizando patrulhamentos e garantindo a segurança em eventos com grandes públicos e situações onde há a necessidade de se manter a ordem pública. Somado a isso, temos também o Esquadrão de Eventos que atualmente atende toda a Capital, diariamente, realizando policiamento ostensivo e preventivo.

Atualmente, é comandado pelo Coronel Roberto Ribeiro dos Santos Júnior, que nos relatou sobre a Equoterapia. Este é um serviço oferecido para a população e ajuda no tratamento de saúde de crianças e adolescentes, tanto físico quanto psicológico.

Também estiveram presentes no evento o Comandante do Comando de Policiamento Especializado, Coronel Mario Henrique do Carmo e o Chefe do Estado-Maior do Comando de Policiamento Especializado, Tenente-Coronel Emídio Angelotti.

Polícia Militar do Paraná: Nós Fazemos a Diferença.

Comunicação Social da PMPR