25º BPM Recupera 60 cabeças de gado após troca de informações entre patrulhas rurais comunitárias 20/05/2022 - 21:41

Na noite desta quarta-feira (18/05), as equipes do 11º BPM receberam informações através de grupos de comunicação as quais foram repassadas ao 25º BPM, que mais de 60 cabeças de gado que haviam sido furtadas de uma fazenda na cidade de Campina da Lagoa e teriam sido levadas ao município de Maria Helena-PR. Este é um dos principais crimes que assolam a pecuária regional e nacional.

O crime ocorreu próximo as 05h30min da manhã de quarta-feira, onde homens armados invadiram a propriedade de um casal de idosos e os fizeram de reféns, fazendo o roubo do gado. O casal foi liberando somente após as 16h30min.

As equipes do 25º BPM deslocaram até uma propriedade rural na cidade Maria Helena-PR, e localizaram os amimais roubados, no local o morador informou que haviam descarregado uma carga de gado no curral da sua propriedade e não voltaram para retirar, que ele havia apenas emprestado o curral por algum tempo.

Resultou da ação a apreensão do gato e restituição ao proprietário. Será Instaurado Inquérito Policial para apurar a participação dos envolvidos. 

Apenas foi possível chegar ao proprietário do gado furtado por uma troca de informações constante dos grupos de Patrulha Rural Comunitária, onde são compartilhados este e outros tipos de crimes que atingem a área rural.

Assim como na maioria dos crimes, a sociedade é a maior aliada da segurança pública no combate ao crime, sendo salutar que a população faça denúncias anônimas para repasse de informações que possam auxiliar as forças de segurança e a respeito de possíveis vendedores ou compradores de carne sem procedência. Os produtores podem acionar a Polícia Militar quando verificar pessoas em atitude suspeita percorrendo estradas rurais. Ainda, a ajuda pode ser prestada avisando ao vizinho de propriedade para que esse faça a conferência de seu rebanho, para em casos de furto o crime ser noticiado com maior celeridade, facilitando em muito uma possível recuperação.

Asp. Oficial Giovanna dos Santos Leme - Oficial de Comunicação Social do 25º BPM

Sd. Tidiane Ines Reckziegel - Auxiliar de Comunicação Social do 25º BPM

Revisão, da Comunicação Social da PMPR.

Polícia Militar do Paraná: Nós Fazemos a Diferença.