54º Aniversário do 13º Batalhão 24/06/2022 - 17:41

Na manhã desta sexta-feira (24/06) aconteceu a Solenidade Alusiva ao 54º Aniversário do 13º Batalhão, na Sede da Unidade.

Criado em 1968, inicialmente foi intitulado “Corpo de Policiamento Rádio Motorizado” (CRPM). Além de ser pioneiro no rádio patrulhamento, com viaturas que operavam interligadas a uma central de operações atuando por toda Capital, também foi o primeiro batalhão a receber a implantação do canal de rádio digital, no ano de 2011. Hoje, exatos 11 anos depois, 25 Batalhões e 2 Companhias Independentes operam com a comunicação digital, que favorece uma melhor qualidade na comunicação e mais segurança.

Ainda durante a solenidade, houve a entrega da medalha “Heróis da Rádio Patrulha”, que destina-se a homenagear militares, civis, entidades públicas e privadas que em algum momento contribuíram com o 13º BPM. 

Uma das agraciadas foi a srª Teresa Alves Rueda Strogenski, viúva do Coronel RR Roberto Rueda Strogenski, auxiliar administrativa que a 22 anos presta serviços na Unidade. Bastante emocionada, relatou sobre tudo que já viveu no 13º. “Eu não esperava, minha gratidão a todos. Comandante, Subcomandante.. Eternamente grata. Somos uma família. Eu amo este Batalhão!”

Na oportunidade, também foi entregue a medalha Policial Militar, a qual simboliza o tempo de bons serviços prestados na Corporação.

Ao realizar a leitura da Ordem do Dia, o Major Francisco Carlos Hrentechen, respondendo pelo Comando do 13º BPM, parabenizou os militares pelas honrarias recebidas e ressaltou sua satisfação em retornar a Unidade, como Oficial Superior, onde serviu por quase 6 anos como 2º e 1º Tenente. “Eu fico muito contente de ver hoje, companheiros que serviram comigo. Muitos fizeram toda sua carreira aqui. Quem conhece e passa pelo 13, os heróis da rádio patrulha, se sair, sempre tem vontade de voltar. Foi o meu caso. Estou muito feliz”.

O Chefe do Estado-Maior, Coronel Adilson Luiz Lucas Prüsse, o qual também foi um dos agraciados, mencionou a importância de cada militar que ajudou a construir os 54 anos de história do Batalhão. “Esta história que está sendo muito bem construída, conta com a participação de todos vocês. Tanto os da ativa quando os veteranos que por aqui passaram e devido a tudo que construíram”, disse.

Estiveram prestigiando a solenidade o Diretor de Pessoal Coronel Alex Erno Breunig, o Comandante do 17º BPM Tenente-Coronel Jean Rafael Puchetti Ferreira, o Comandante do 23º BPM Tenente-Coronel José Renato Micrute, o Comandante do BPTran Tenente-Coronel Paulo Henrique Semmer, o Comandante do BPRv Tenente-Coronel Wellenton Joserli Selmer, o Comandante do 20º Tenente-Coronel Rodrigo de Mauro, o Comandante do 12º Tenente-Coronel Rodrigo Giovani Beckert, o Comandante do BOPE Tenente-Coronel Sérgio Augusto Silva, o Comandante do 22º Tenente-Coronel Itacir Antônio Alves Pereira, civis e demais militares.