AIFU dispersa diversas aglomerações durante fim de semana mais de 100 pessoas são notificadas, em ações distintas no Sudoeste 15/03/2021 - 10:00
Marcia Santos
Jornalista Responsável
Em situações separadas, policiais militares do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), que pertence ao 5º Comando Regional da PM (5º CRPM), em conjunto com fiscais da Vigilância Sanitária, dispersam três aglomerações em festas, apreenderam uma arma de fogo e porções de crack e cocaína. As ocorrências, que ocorreram neste final de semana (13 e 14/03), fazem parte da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) e ocorreram nas cidades de Chopinzinho, Clevelândia e Mariópolis, no Sudoeste.
Na situação mais recente, na tarde deste domingo, equipes da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) foram informadas pela Secretaria da Saúde e por outros órgãos do Estado sobre uma situação de aglomeração que estaria acontecendo na represa do rio Pato Branco, em Mariópolis. Junto com uma equipe da Vigilância Sanitária, os policiais foram até o local e, após constatar que havia mais de 60 pessoas, adultos e crianças, ignorando as orientações para o combate ao coronavírus, conduziram todos os presentes ao Destacamento da PM de Mariópolis para a lavratura de um Termo Circunstanciado por infração de medida sanitária preventiva.
Ainda no mesmo dia, em Clevelândia, equipes da PM e da Vigilância Sanitária receberam denúncias sobre uma residência que estaria promovendo aglomerações contrárias às medidas de segurança estabelecidas pela saúde. No local, após vistoria, foram encontrados um revólver calibre .38 e cinco munições, uma porção de cocaína (0,7 g) e uma de crack (0,5 g). O proprietário da arma e das drogas, de 45 anos e o dono da casa, de 27, foram encaminhados por conta dos ilícitos e por perturbação de sossego, e o aparelho de som foi apreendido.
Já em Chopinzinho, no dia anterior, o setor de fiscalização da prefeitura municipal informou os policiais militares em serviço que na linha Palmeirinha, região rural do município, estaria acontecendo uma festa com aglomeração de pessoas. Chegando no local, os policiais e os fiscais da vigilância sanitária interromperam a festa e notificaram todas as pessoas presentes, além de conduzir o responsável pela propriedade para a lavratura de um Termo Circunstanciado por infringir as orientações da saúde.