APMG completa 49 anos de criação com ensino de excelência na segurança pública 10/03/2020 - 16:59

Marcia Santos

Jornalista Responsável

Em quase meio século de existência, a Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) já formou milhares de policiais e bombeiros militares, e foi a casa de ensino para outros milhares de outras corporações policiais e nesta terça-feira (10/03) comemorou 49 anos de criação com a entrega de Medalha Policial Militar “Coronel Dagoberto Dulcídio Pereira” e da Medalha Bombeiro Militar “Coronel Rene Raul Vegerro Silva”.


De acordo com o Secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, a APMG entregou homens e mulheres prontos para qualquer desafio, seja na Polícia Militar ou no Corpo de Bombeiros. "Foi uma honra estar presente nesta solenidade, fui muito bem recebido, além de ter sido homenageado com a medalha Mérito de Ensino que, com certeza, irei guardar com muito carinho. Hoje foi um dia muito especial para a Secretaria de Segurança", disse.


Para o Comandante da APMG, coronel Ronaldo de Abreu, é um momento de celebrar, juntamente com aqueles que contribuem, ou já contribuíram, para o bom desempenho da Academia. "Aqui nós formamos oficiais e praças que atuam no estado todo, tanto na Polícia Militar, quando no Corpo de Bombeiros, e durante toda a sua carreira ele retorna para se aperfeiçoar e especializar, sempre com o objetivo de melhor atender a comunidade paranaense", explicou.


FORMATURA CAS – Ainda no evento de aniversário, houve a formatura de 49 sargentos policiais militares que concluíram o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos Policiais Militares. Eles passaram por cinco meses de intensas atividades, inclusive atuaram no Litoral do estado em dois momentos da Operação Verão Maior 2019/2020, trabalhando no policiamento ostensivo nos módulos móveis e grandes eventos.


Após a conclusão do curso, poderão galgar a graduação de 1º sargento e retornarão as suas respectivas unidades de origem com mais conhecimento e capacidade de gestão. "Hoje entregamos ao seio da tropa sargentos aperfeiçoados, que irão contribuir não só com seus comandantes, mas também com seus pares e subordinados e estarão dando uma devolução à comunidade onde irão servir", disse o coronel Abreu.


Um dos formandos foi o sargento Aurelio Boiko, do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), e para ele a parte mais difícil foi abdicar do tempo com a família. "Foi um período muito proveitoso, em que nós aprendemos muitas coisas e estamos abertos aos novos desafios que irão se apresentar na nossa carreira", contou


MEDALHAS – As medalhas de Mérito de Ensino são o reconhecimento aos instrutores, militares estaduais e profissionais civis, que se empenharam em ensinar e aperfeiçoar os policiais. Durante o evento, foram entregues a Medalha Policial Militar “Coronel Dagoberto Dulcídio Pereira” e a Medalha Bombeiro Militar “Coronel Rene Raul Vegerro Silva".


"Para mim é uma grande satisfação receber essa medalha, tendo em vista que não faço parte da academia diretamente, mas sou instrutor da EsFAEP, então é um reconhecimento como instrutor e como um colaborador da APMG na formação dos policiais militares", disse o subtenente Marcos José Trovilo Martins, que há quatro anos é instrutor na APMG. "Tenho satisfação de ter contribuído com o conhecimento de muitos policiais militares, ainda brinco que eles são meus filhos, e tem muitos policiais por aí que me orgulho", complementou.


Estiveram presentes no evento, o Secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares; o Assessor Militar da SESP, coronel Erich Wagner Osternack; o Comandante da APMG, coronel Ronaldo de Abreu; o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Samuel Prestes; o Diretor de Apoio Logístico, coronel Carlos Eduardo Rodrigues Assunção; o Diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade, coronel Samir Wassouf; o Ajudante Geral, coronel Marco Aurélio Fahur; o Comandante do 13º Batalhão da PM, tenente-coronel Carlos Alberto Rodrigues Assunção; o Comandante do Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAmb-FV), tenente-coronel Adilson Luiz Correa dos Santos; o Comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), tenente-coronel Mario Henrique do Carmo; o Comandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), tenente-coronel Mario Jorge Alves Lopes; o Assessor Militar no Ministério Público, tenente-coronel Everaldo Vicente de Souza e o tenente-coronel Eroni Roberto Antunes, integrante da Diretoria de Pessoal da PM.


Também estiveram presentes, o coronel da Reserva Remunerada Mário Picetskei; o Presidente da AVM, coronel da Reserva Remunerada Washington Alves da Rosa; o Presidente da AMAI, coronel da Reserva Remunerada Altair Mariot; o Diretor Operacional do DETRAN, e coronel da Reserva Remunerada, Mauro Celso Monteiro; o Coordenador Estadual dos CONSEGs, coronel da Reserva Remunerada Chehade Elias Geha; o diretor administrativo-financeiro do Detran-PR, coronel da Reserva Remunerada João de Paula Carneiro Filho; o ex-comandante do Corpo de Bombeiros, coronel da Reserva Remunerada Edmilson Barros; o Juiz de Direito, Davi Pinto de Almeida; o Procurador de Justiça, Vani Antônio Bueno; e o juiz Rogério de Assis do Tribunal Regional Eleitoral.

GALERIA DE IMAGENS