Ações da PMPR na operação "Cidade Segura" geram resultados expressivos à segurança pública, em Maringá e região 01/11/2023 - 11:41

Nesta segunda-feira (30), uma grande operação lançada pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP-PR), intitulada "Cidade Segura", mobilizou um efetivo expressivo da Polícia Militar do Paraná (PMPR) até a cidade de Maringá e região. Com um efetivo total de, aproximadamente, duzentos policiais, a operação teve como objetivo central promover uma ação integrada entre as forças de segurança, visando elevar a percepção de segurança da comunidade local e o cumprimento da lei.

Ação contou com um expressivo apoio da Polícia Civil do estado, da Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB) e da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sarandi. A PMPR, por sua vez, empregou efetivos oriundos do 4° Batalhão de Polícia Militar (BPM), da Companhia Independente de Rodas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (CIROCAM), do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE), Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE) e policiais militares integrantes da 2ª Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças (EsFAEP) da PMPR, dentre outros.

Os resultados da operação "Cidade Segura" demonstram o compromisso da Polícia Militar com a segurança da comunidade. Apenas na segunda-feira (30), cinco pessoas foram presas pela PMPR e uma arma de fogo foi apreendida. Três motocicletas foram recuperadas, as quais constavam com alerta de furto ou roubo, 49 automóveis e motocicletas receberam notificações de trânsito, sendo 21 deles recolhidos à autoridade de trânsito competente.

Já na terça-feira (31), por exemplo, policiais militares, durante patrulhamento pelo Conjunto João Paulino, apreenderam um menor que conduzia uma motocicleta furtada, com placa adulterada. Ao chegarem na Delegacia, os policiais constataram que o menor possuía um mandado de apreensão pelo crime de homicídio.

O coronel Jefferson Silva, Comandante-Geral da PMPR, destacou a importância das ações realizadas. "A integração entre as forças do estado, a presença ostensiva da PMPR e as ações preventivas e repressivas realizadas pelos nossos policiais contribuem significativamente para que possamos levar segurança à nossa comunidade", afirmou o Comandante-Geral. O Secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel veterano Hudson Leôncio Teixeira também acompanhou as equipes policiais na operação.

PRIMEIRA FASE - A primeira fase da “Cidade Segura”, ocorrida no dia anterior (30), teve como alvo o cumprimento de 40 mandados judiciais nos municípios de Maringá, Paiçandu, Mandaguari, Mandaguaçu e Marialva. O cumprimento dos mandados resultaram na apreensão de mais de 130 quilos de drogas; R$ 13 mil em espécie; armas de fogo; recuperação de um veículo furtado e prisão de 17 pessoas. Além disso, os policiais apreenderam aproximadamente 10 mil cartões clonados da empresa Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC), que opera o transporte coletivo em Maringá, além de máquinas para a clonagem dos cartões.

Comunicação Social da PMPR.