Adolescentes do Projeto Jovens Promissores do Tribunal de Justiça participam de atividades com a Polícia Militar 17/01/2018 - 17:00

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

Um grupo de adolescentes que integram o Projeto Jovens Promissores do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná – 2ª edição fizeram uma visita ao Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar em Curitiba (PR), Capital do estado, na tarde desta quarta-feira (17/01). Os jovens assistiram uma palestra do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), bem como conheceram os equipamentos e aprenderam sobre as subunidades do Batalhão de Operações Especiais (BOPE).

Na primeira atividade os adolescentes participaram de uma palestra com a tenente Denise Marília Silva, Oficial de Relações Públicas do BPEC. “Repassamos um pouco do nosso trabalho e também abordamos o tema drogas, sempre focando na questão da prevenção e passando informações importantes pra que eles possam se posicionar diante desse problema”, explica.

Em seguida, os jovens foram até o BOPE onde visitaram os estandes das seis subunidades do batalhão: a Companhia de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE), a Companhia de Choque, a Companhia de Operações com Cães (COC), a Equipe de Negociação (EN), o Esquadrão Antibombas (EAB) e a Companhia de Comandos e Operações Especiais (COE).

A visita tem como objetivo integrar a PMPR a outros setores do poder público e da sociedade, ajudando na execução do projeto, além de fortalecer a proximidade da comunidade com os policiais militares e divulgar o trabalho desenvolvido pela corporação.

No dia anterior, na terça-feira (16/01), os jovens visitaram a sede do Regimento de Polícia Montada (RPMon), conheceram os cavalos usados no policiamento e na equoterapia e aprenderam sobre as peculiaridades do trabalho. Na quinta-feira (18/01) os adolescentes visitarão as instalações da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba.

PROJETOS JOVENS PROMISSORES – É uma iniciativa da 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná com o objetivo de oferecer aos adolescentes em acolhimento institucional ferramentas para que desenvolvam condições de autonomia. Para isso o projeto conta com a mobilização de esforços de diversos setores do poder público e da sociedade.

O acolhimento institucional é uma medida voltada à proteção à criança e ao adolescente que tiveram seus direitos ameaçados ou violados. Durante o projeto são desenvolvidas atividades com a Polícia Militar, Exército e outras instituições com palestras, oficinas e visitas guiadas.

GALERIA DE IMAGENS