Agenda do ministro Sérgio Moro é acompanhada pelo Comando-Geral da PM, em São José dos Pinhais 05/10/2019 - 11:11

A agenda do ministro Sérgio Moro à cidade de São José dos Pinhais foi composta por visitas e contou com a participação ativa do Comandante-Geral da PM, Coronel Péricles de Matos, nesta sexta-feira (04/10). A agenda do ministro contou com visitas a prefeitura da cidade, a uma escola municipal, à usina da música para coletiva de imprensa, e a dois quartéis da Polícia Militar, um deles onde fica a base da Força Nacional em atividade pelo projeto Em Frente Brasil, todas acompanhadas pelo coronel Péricles.

Para o Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos, a presença do ministro Sérgio Moro nos quartéis da Polícia Militar e para conhecer o andamento do projeto, é muito valiosa. Na reunião com os integrantes da Força-Tarefa, o ministro solicitou sugestões e estratégias ao Comandante-Geral da PM para combater o narcotráfico e desenvolver mais apoio às ações locais.

“Para nós ter a presença do ministro é um incentivo, uma motivação a mais, pois a PM está presente no dia a dia dos cidadãos do município e participa deste projeto diferenciado, com ações e estratégias para redução da criminalidade”, disse o Comandante-Geral ao ministro, em outro momento da reunião com a Força-Tarefa.

A Polícia Militar é orgão integrante da força-tarefa que tem a missão de, em integração com outros órgãos, reduzir os índices de criminalidade na cidade. Pela PM, a atuação é no trabalho preventivo por meio de policiamento preventivo e ostensivo, blitzes, bloqueios e ações educativas, como palestras.

Durante a visita, o Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, apontou que a forte integração entre as Polícias Militar e Civil colaborou para a queda dos índices de crimes na cidade.

"A Polícia Militar faz um ótimo trabalho, e a atuação estratégica entre as nossas polícias tem resultados expressivos", disse durante a coletiva de imprensa.

O coronel Péricles acompanhou a agenda do ministro na cidade, recebendo-o em dois quartéis da PM: no 17° Batalhão de Polícia Militar (17°BPM) e no Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb-FV).

No 17°BPM, a comitiva do ministro conheceu a base da Força Nacional, situada nas instalações da unidade, no bairro Costeira. O ministro foi recepcionado com honras militares pelo comandante do batalhão, tenente-coronel Renato de Oliveira Ribas Filho. Ao visitar as dependências do quartel, o ministro conheceu os setores administrativos da Força Nacional, e conversou com a tropa, agradecendo a dedicação de todos os profissionais de segurança pública.

Já no Batalhão Ambiental, o ministro foi recepcionado no gabinete da unidade e recebeu um mimo do comandante do BPAmb-FV, tenente-coronel Adilson. O encontro foi com todos os integrantes da força-tarefa, incluindo o Comandante-Geral da PM, coronel Péricles, e o Coordenador da Força-tarefa do projeto Em Frente Brasil em São José dos Pinhais, coronel Nivaldo Marcelos da Silva, o qual fez uma apresentação dos resultados e do andamento do projeto na cidade.

“A avaliação que temos é que o aporte logístico e de efetivo que recebemos foi imprescindível para o sucesso do projeto. Desenvolvemos um  trabalho integrado com todos os órgãos envolvidos para levar à população mais segurança", explicou o coronel Nivaldo.

Também acompanharam a visita nos quartéis, o Chefe do Estado Maior do 6°CRPM, tenente-coronel Sérgio Augusto Ramos, o comandante do 17° Batalhão da PM, tenente-coronel Renato Ribas, o comandante do Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde, tenente-coronel Adilson Correia dos Santos, além de outros oficiais e praças da corporação.