Apoio aéreo do BPMOA garante vacinação para moradores de Barra do Ararapira e Itaqui, no Litoral do estado 31/03/2021 - 10:35

Os profissionais da saúde da 1ª Regional de Saúde do Litoral vacinaram 38 pessoas nesta terça-feira (30/03) que vivem em Itaqui e Barra do Ararapira, localidades isoladas próximo a divisa com São Paulo, graças ao apoio de um helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA). Desde a última semana a unidade tem prestado auxílio na distribuição dos imunizantes e no transporte de profissionais de saúde aos locais mais isolados do estado.

O helicóptero decolou do Aeroporto do Bacacheri, na Capital, e seguiu até o Hospital Regional do Litoral, onde foi carregado com as vacinas e embarcaram três agentes de saúde. O destino foi Guaraqueçaba (PR) para alcançar as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários de vacinação.

Segundo o BPMOA, a região de Itaqui fica a cerca de 70 quilômetros de Morretes e a Barra do Ararapira fica a duas horas de barco de Guaraqueçaba. As localidades ficam próximas ao estado de São Paulo e ficam entre as Áreas de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba e do Parque Nacional do Superagui. Diante do difícil acesso aos moradores foi empregado o helicóptero do BPMOA para fazer com que a imunização também chegasse àquelas regiões.

A felicidade de alguns moradores antigos contagiou os profissionais e operadores do BPMOA por terem recebido carinho e cuidado. O BPMOA continua atuando na distribuição de vacinas e insumos em todo o estado para agilizar a chegada dos materiais que são essenciais para a imunização da população paranaense.